Governo /

20 de Julho de 2012 13h10

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais faz apresentação no Hospital do Câncer e no CRVV

20/07/2012

Angela Jordão -Secom Cuiabá (65) 3645-6054


A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais fez duas apresentações especiais na manhã desta sexta-feira (20-07), uma no Centro de Referência Valorizando Vidas (CRVV) e outra no Hospital do Câncer de Mato Grosso, onde pacientes e seus familiares, médicos e servidores assistiram a uma bela e emocionante apresentação, que incluiu hinos e marchas militares, como o Cisne Branco, e músicas populares, entre elas Asa Branca e Brasileirinho.

No CRVV, o público era formado por crianças que participam dos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá.

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais está pela primeira fez em Cuiabá para uma série de apresentações, cujo auge será nesta sexta-feira à noite com um show, em prol do Hospital do Câncer, no estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha). A apresentação está marcada para as 18h30.

Além da oportunidade única de ver aquela que é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, o evento tem caráter social de ajuda ao Hospital do Câncer de Cuiabá. Os ingressos para a apresentação deverão ser trocados por um quilo de alimentos não perecíveis. Tudo que for arrecadado será doado ao Hospital do Câncer. Está sendo esperado um público de cinco mil pessoas.

“A Banda se apresenta por todo país, em um trabalho social que fortalece os laços de amizade entre a Marinha do Brasil e a sociedade, nesta apresentação em especial, a sociedade cuiabana e mato-grossense”, explica o Diretor de Cultura do Corpo de Fuzileiros Navais, Comandante André Luis Rodrigues do Nascimento.

A Banda

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo. Já se apresentou por toda Europa e em breve fará apresentações no Líbano. A Banda mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 120 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem como sede a histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras na Baía da Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O destaque da Banda são as gaitas de fole escocesas, presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandaré", sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as plateias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. Com isso, tem despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter a tradição das bandas e fanfarras escolares.

Hospital do Câncer

O Hospital do Câncer de Cuiabá atende a pacientes do SUS, mas precisa da contribuição de todos para conseguir prestar o atendimento adequado. De acordo com o presidente da unidade, Dr. João Castilho, são gastos R$ 60 mil com alimentação todos os meses. “Todo tipo de participação é muito importante e a arrecadação de alimentos nos ajuda neste quesito”.

Parte do Hospital está passando por obras realizadas pela “Casa Cor Mato Grosso”,  que ao final entregará 16 novos consultórios e ambulatórios para a unidade. O Hospital do Câncer faz atualmente cerca de quatro mil atendimentos por mês e a expectativa é de que esse número seja triplicado com a entrega das obras.