Governo /

16 de Julho de 2012 10h47

Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais se apresenta em Cuiabá na próxima sexta-feira, dia 20

16/07/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054


A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais fará uma apresentação inédita em Cuiabá na próxima sexta-feira, dia 20 de julho. Esta é a primeira vez que a Banda se apresenta para o público cuiabano. O show está marcado para as 18h30, no estádio Eurico Gaspar Dutra – Dutrinha.

Além da oportunidade única de ver aquela que é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, o evento tem caráter social de ajuda ao Hospital do Câncer de Cuiabá. Os ingressos para a apresentação deverão ser trocados por um quilo de alimentos não perecíveis. Tudo que for arrecadado será doado ao Hospital do Câncer. Está sendo esperado um público de cinco mil pessoas.

A Banda fará uma prévia, na sexta pela manhã, na sede do Centro de Referência Valorizando Vidas (no Jardim Itália), com uma apresentação compacta para os alunos da rede municipal de ensino.

A Banda

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo. Já se apresentou por toda Europa e em breve fará apresentações no Líbano. A Banda mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 120 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem sua sede estabelecida na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras na Baía da Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A Banda distingue-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandaré", sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as plateias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. Com isso, tem despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter a tradição das bandas e fanfarras escolares.

Na composição da Banda Marcial encontram-se: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, taróis, surdos, quintonton, pratos, liras, gaitas, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.

Hospital do Câncer

O Hospital do Câncer de Cuiabá atende a pacientes do SUS, mas precisa da contribuição de todos para conseguir prestar o atendimento adequado. De acordo com o presidente da unidade,  João Castilho, são gastos R$ 60 mil com alimentação todos os meses. “Todo tipo de participação é muito importante e a arrecadação de alimentos nos ajuda nesse quesito”.

Sempre agradecendo a ajuda da população, o médico faz um apelo. “Pedimos apenas que a população doe alimentos com uma data de validade maior, porque na maioria das vezes, precisamos doar a outras instituições para que esses alimentos não sejam perdidos, por estarem próximos do vencimento”, alertou. 

Parte do Hospital está passando por obras feitas pela Casa Cor MT, que ao final entregará 16 novos consultórios e ambulatórios. O Hospital do Câncer faz atualmente cerca de quatro mil atendimentos por mês e a expectativa é de que esse número seja triplicado com a entrega da obra.