19 de Novembro de 2013 10h55

Artigo - Um novo caminho para Cuiabá

19/11/2013

Fábio Garcia

Cuiabá está trilhando um novo caminho ao longo dos dez primeiros meses de gestão do prefeito Mauro Mendes. Nesse período, podemos fazer um balanço extremamente positivo sobre a atual administração, que tem focado na resolução dos problemas históricos do município, mas sem deixar de lado a construção de um novo futuro que ofereça aos cuiabanos mais qualidade de vida.

A palavra de ordem nos primeiros dez meses da administração de Mauro Mendes foi colocar Ordem na Casa. Com mãos de ferro, seriedade e transparência, o prefeito impôs um controle de gastos da máquina pública, exonerou servidores fantasmas, determinou e cobrou metas de seu secretariado, para que a prefeitura de Cuiabá começasse a acelerar seu ritmo trabalho.

Ações corajosas foram realizadas para fazer esse choque de ordem tão necessário ao município. Os 500 maiores devedores do município foram executados em respeito a todos os cidadãos que pagam seus impostos, ações de organização do trânsito foram realizadas para que tivéssemos um maior respeito aos pedestres e aos cidadãos. O Prefeito teve ainda a coragem de fazer o enfrentamento que impediu o aumento da tarifa de água e de ônibus em beneficio da população de Cuiabá.

Em consequência a essas primeiras ações, estamos entrando agora em uma segunda fase da administração, na qual o prefeito pode ser ainda mais ousado, como é de seu perfil, para preparar o município para um grande salto de qualidade de vida.

O Programa Novos Caminhos já começa a fazer asfalto de qualidade em toda nossa capital. Até o final do ano serão 100 km de novo asfalto feito com qualidade e economicidade.  A ousadia também pode ser atestada no lançamento de obras que dão à cidade a dimensão que esta importante capital tanto merece.

O Projeto Porto Cuiabá é um exemplo desta nova visão ousada, oferecendo ao município uma área de prática de esporte, lazer e entretenimento de qualidade mundial, ao passo que, resgata uma divida histórica que temos com o rio Cuiabá - através da sua reintegração ao convívio do município – e fomenta a produção artística e cultural da área.

Outro exemplo é a criação do Fundo de Pavimentação, que é uma solução que nos remete ao futuro e garante um programa de pavimentação contínuo e de qualidade. Podemos observar a ousadia também na criação da Empresa Cuiabana de Saúde, um empreendimento que permitirá que a cidade receba maiores investimentos para administrar os recursos na área da saúde.

Por isso tudo, podemos dizer que os primeiros dez meses de administração do prefeito Mauro Mendes foram marcados por colocar ordem na casa, pela coragem de fazer enfrentamentos, vencer os obstáculos e pela ousadia de construir um novo caminho para Cuiabá.

* Fábio Garcia é secretário municipal de Governo, da Prefeitura de Cuiabá