Gestão /

06 de Dezembro de 2013 11h15

Servidores recebem orientações sobre como conquistar a independência financeira

06/12/2013

Evelyn Ribeiro

Servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram nesta sexta-feira (06) da palestra “O segredo do sucesso financeiro”. Na ocasião eles foram orientados sobre como evitar endividamentos, ser eficaz e conquistar a liberdade financeira. Um levantamento da Secretaria Municipal de Gestão aponta que quase 100% dos servidores efetivos possuem dívidas com instituições financeiras que comprometem mais de 30% da renda mensal.

De acordo com o palestrante e consultor de finanças, Saulo Gouvêa, para ser livre financeiramente não é necessário que a pessoa seja rica. “Qualquer pessoa pode obter esta independência. É importante que se busque uma segunda renda além do salário e comece a ter bons hábitos porque o que facilita a felicidade é o planejamento financeiro”, explicou.

O consultor acrescentou também que saber gastar o dinheiro não é somente economizar, mas é preciso sempre sobrar 10 a 20% do que ganha, sem deixar de lado questões como se divertir, planejar sem pressa e evoluir.

Os servidores foram bastante receptivos as dicas e garantiram não ver problemas em coloca-las em prática. “A palestra foi bastante objetiva e atinge em primeiro lugar. São  dois fatores que temos que trabalhar, o que recebemos e o que gastamos pensando em orçamentos futuros”, disse Ivomar Luiz Angonese, servidor da Procuradoria Geral do Município.

A servidora pública aposentada Neuzi Maria de Assis, conta que para ela o maior vilão é o cartão de crédito, mas que pretender mudar os hábitos. “Eu tinha mania de usar o cartão sem controle, colocar dinheiro na poupança e retirar sem necessidade e depois comprometia toda a renda. Pretendo começar o próximo ano fazendo diferente”, afirmou a servidora.

No encerramento da palestra os servidores receberam cinco atitudes que podem facilitar efetivamente a independência financeira. São elas:

 - Prestações nunca mais

- Empréstimos jamais

- Junte para depois comprar

- Só compre o que gera renda

- Aplique 10% da renda