Gestão /

30 de Janeiro de 2013 11h30

Recadastramento permite detectar problemas no quadro de servidores

30/01/2013

Raquel Mützenberg (8464-8562)

Na primeira semana de recadastramento dos servidores efetivos da Prefeitura de Cuiabá, de 21 a 25 de janeiro, já foram atendidos 510 servidores, que tiveram suas fichas cadastrais atualizadas e fizeram o registro biométrico. O prazo final para o recadastramento será em 15 de março.

Até sexta-feira (1º/02) devem realizados mais 100 cadastros, concluindo o cadastro de todas as secretarias, com exceção das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, devido ao elevado número de servidores. Para estas duas pastas, o recadastramento é realizado por equipes da Secretaria de Gestão que fazem plantões nos respectivos órgãos.

Já foram detectados problemas no quadro de servidores. De acordo com a secretária municipal de Gestão, Adriana Barbosa, na folha de pagamento havia servidores aposentados, servidores não localizados e houve casos de servidores das pastas de Gestão e de Assistência Social que não compareceram. Foi detectado ainda o caso de um servidor que já havia falecido, mas a Prefeitura não havia sido informada. Este caso deve ter entrado indevidamente pelo menos um mês na folha de pagamento.

Por estes motivos, servidores do município apoiam a ação da Prefeitura. Na manhã de hoje (30) o setor de recadastramento recebeu servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e Trânsito e Transportes Urbanos. Lúcia Maria da Cunha trabalha na Secretaria de Meio Ambiente há 33 anos, e reconhece que nunca foi feita uma ação parecida. “É uma ótima iniciativa, tanto para valorizar a carreira dos funcionários, como para saber quem de fato é efetivo”, disse ela.

Agentes de trânsito que utilizam motocicletas para realizar rondas e demais ações também aproveitaram a manhã de chuva para recadastrar. Alexandre Pereira passou no último concurso para agente de trânsito e começou a trabalhar na SMTU em abril de 2012. Para ele, é importante ter um controle para evitar casos de funcionários-fantasmas, como ocorre em muitos setores públicos.

Para efetuar o registro, o servidor deverá comparecer à sede da prefeitura para preencher uma ficha cadastral com dados pessoais. É necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de casamento e, se houver, certidão de nascimentos de dependentes.

O recadastramento tem o objetivo de elaborar uma análise da situação sócio-funcional dos servidores para, a partir daí, traçar metas e diretrizes na área de recursos humanos da prefeitura.

.............................................

SERVIÇO: Recadastramento dos servidores efetivos em atividade da Prefeitura Municipal de Cuiabá

Período: 21 de janeiro a 15 de março de 2013 (a partir de  04 de fevereiro apenas servidores das Secretarias de Saúde e de Educação)
Locais: Prefeitura de Cuiabá – subsolo
Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de RH (Somente para servidores desta Secretaria)
Secretaria Municipal de Educação – Departamento de RH (Somente para servidores desta Secretaria)
Horário: 9h às 17h, inclusive em horário de almoço
Documentos (original e cópia): RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de casamento e, se houver, certidão de nascimentos de dependentes.