Gestão / SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA

28 de Março de 2019 13h00

Cuiabá-Prev é destaque nacional ao receber certificado do Ministério da Economia

28/03/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

A Secretaria de Previdência Nacional do Ministério da Economia concedeu ao Cuiabá-Prev, o certificado Pró-gestão, destinado à entidades que se destacam por suas práticas de gerenciamento. O documento foi entregue na manhã desta quarta-feira (27), e coloca o órgão em posição de destaque nacional. Isso porque, dentre 2130 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), ele é o único reconhecido simultaneamente pela Pasta federal e pelos critérios internacionais do ISO 9001.

Durante a cerimônia, a secretária de Gestão da Capital, Ozenira Felix, lembrou que o Cuiabá-Prev também ocupa a terceira colocação no Índice de Situação Previdência (ISP), desenvolvido pelo Ministério. “Este é o reflexo da gestão Emanuel Pinheiro e do quanto ele valoriza o servidor público municipal. Em tempos nos quais a previdência vem sendo amplamente discutida e esbarra em dificuldades em outras administrações, nós conseguimos executar um trabalho de excelência”, disse.

O coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Secretaria de Previdência Nacional, Hélio Fernandes, explica que a certificação é resultado da implementação das ações do manual do Pró-Gestão. Isso, segundo ele, garante boa gerencia de ativos e passivos previdenciários, além de garantir transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O Pró-Gestão foi criado em 2015 para incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária. O manual do programa detalha as ações a serem verificadas em três dimensões, controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.  Além disso, estabelece critérios para a habilitação e credenciamento das entidades que serão responsáveis pela concessão da certificação institucional, que demonstrarem ter adotado boas práticas de gestão, segundo os níveis de avaliação.

Sendo assim, a certificação atesta que, para além da excelência nos processos, assegurada pelo ISSO 9001, há também uma estabilidade gerencial e de conselhos. “Observamos que os processos estão mapeados e manualizados, garantindo o cumprimento da legislação e criando uma estrutura. Agora, essa certificação que traça ações da gestão como um todo, faz com que o RPPS sirva de exemplo, atraindo a atenção de outras entidades”, avalia Hélio.

Atualmente, o Cuiabá-Prev administra 14 mil vidas, sendo mais de três mil delas, de servidores aposentados. É o que afirma o secretário adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes. “É uma forma de norteamos as ações para os próximos gestores que entrarem. Na previdência de Cuiabá, qualquer gestor vai encontrar um planejamento, onde tem que chegar e qual seu papel na administração pública. Nosso maior objetivo é minimizar o déficit que existe em todas as previdências”, finaliza.