Fazenda /

26 de Junho de 2012 14h50

Servidores municipais assistem palestra sobre gestão arquivística

26/06/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054


Servidores da prefeitura de Cuiabá participaram, nesta terça-feira (26/06), do “Workshop de Gestão Documental”, no auditório do Palácio Alencastro. De iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda a palestra quer divulgar o projeto pioneiro de Gestão Arquivística na pasta.

O secretário Municipal de Fazenda, Guilherme Muller, destacou que após o treinamento, o manual de gestão arquivística será transformado em decreto da prefeitura de Cuiabá. “A partir de agora, teremos respaldo institucional para transformar esse projeto em realidade”, afirmou, comentando ainda que o projeto prevê a modernização da gestão fazendária, visando à melhoria dos processos internos e a visão sistêmica de todos os documentos e processos, sejam convencionais, eletrônicos ou digitais.

“Esse projeto tem o objetivo de implantar metodologias adequadas à gestão documental, buscando atender ao exigido pelo Conselho Nacional de Arquivo, conforme a Lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991. Assim, podemos assegurar uma melhor gestão fazendária”, explicou a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, Eliane Rosa Fernandes de Albuquerque.

A palestrante Cléia Camargo, da Precisa Sistematização Organizacional, empresa responsável pelo treinamento dos servidores, informou que a gestão correta dos documentos possibilita a iniciativa em favor da transparência das informações públicas, o que agora é determinado pela Lei de Acesso à Informação. “Além disso, garante a segurança e qualidade das informações”, disse.

Cléia explicou que o servidor precisa saber as formas de arquivar corretamente um documento através da importância, data, tipo, ou porque determinado documento necessita ser arquivado ou descartado. “O servidor deve saber qual a melhor forma de arquivar um documento, ou descartá-lo. Por isso a importância de se desenvolver conhecimentos sobre o plano e o código de classificação documental, a tabela de temporalidade documental e o manual de gestão arquivística”, argumentou.

Oficinas

Além do workshop, nesta quarta-feira, dia 27 de junho, serão realizadas duas oficinas de “Gestão Arquivística” para os servidores da secretaria, como treinamento em serviço. A oficina para a Diretoria de Cadastro Técnico será pela manhã, às 8 horas, na Coordenadoria de Cadastro Imobiliário. Já à tarde, a partir das 14 horas, será feita a oficina para a Diretoria de Gestão Fazendária, na Coordenadoria Financeira.

A ideia é que os servidores treinados nessas oficinas possam, depois, repassar os conhecimentos para outros e garantir um bom trabalho.

Participaram do workshop, servidores das Secretarias Municipais de Turismo, Educação, Desenvolvimento Urbano, Fazenda, Planejamento e Finanças e da Controladoria e Ouvidoria.