Fazenda /

25 de Junho de 2012 09h45

Secretaria de Fazenda de Cuiabá oferece palestra sobre gestão arquivística para servidores, nesta terça-feira (26/06)

25/06/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá


Servidores da prefeitura de Cuiabá poderão participar do “Workshop de Gestão Documental”, nesta terça-feira (26/06), às 9 horas, no auditório do Palácio Alencastro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda trata da implantação de um projeto pioneiro de Gestão Arquivística na pasta.

“Esse projeto tem o objetivo de implantar metodologias adequadas à gestão documental, buscando atender ao exigido pelo Conselho Nacional de Arquivo, conforme a Lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991. Assim, podemos assegurar uma melhor gestão fazendária”, explicou a presidente da comissão permanente de Avaliação de Documentos, Eliane Rosa Fernandes de Albuquerque.

Segundo Eliane, o funcionário precisa saber as formas de arquivar corretamente um documento através da importância, data, tipo, ou porque determinado documento necessita ser arquivado ou descartado.

O projeto prevê ainda a modernização da gestão fazendária, visando à melhoria dos processos internos e a visão sistêmica de todos os documentos e processos, sejam convencionais, eletrônicos ou digitais.

Dessa forma, a palestra irá propiciar conhecimentos atualizados das formas de como se deve arquivar um processo ou documento. “O funcionário deve saber qual a melhor forma de arquivar um documento, ou descartá-lo. Na palestra, serão desenvolvidos conhecimentos sobre o plano e o código de classificação documental, a tabela de temporalidade documental e o manual de gestão arquivística”, comentou Silvina dos Anjos, membro da comissão.

Além do workshop, no dia 27 de junho (quarta-feira), serão realizadas duas oficinas de “Gestão Arquivística” para os servidores da secretaria, como treinamento em serviço. A oficina para a Diretoria de Cadastro Técnico será pela manhã, às 8 horas, na Coordenadoria de Cadastro Imobiliário. Já à tarde, a partir das 14 horas, será feita a oficina para a Diretoria de Gestão Fazendária, na Coordenadoria Financeira.

A ideia é que os servidores treinados nessas oficinas possam depois repassar os conhecimentos para outros e garantir um bom trabalho.