Fazenda /

26 de Janeiro de 2011 13h00

Prefeitura de Cuiabá lança IPTU 2011 com desconto de até 20%

26/01/2011

Angela Jordão/Secretaria Municipal de Finanças

A Prefeitura de Cuiabá  lançou nesta Quarta-feira (26/01) a campanha do IPTU 2011 (Imposto Predial e Territorial Urbano), oferecendo maior agilidade e comodidade ao contribuinte, que além de receber o carnê pelos Correios, já pode emitir os boletos via internet acessando o portal do município (www.cuiaba.mt.gov.br), onde há um link específico sobre o imposto, com todas as informações disponíveis. 

O IPTU poderá ser pago a partir de agora até o dia 10 de março à vista, com desconto de 20%, se o contribuinte não tiver débitos anteriores. Havendo débito, o desconto cai prá 10%. Até a mesma data, poderá ser paga a primeira parcela para quem optar pelo parcelamento, que pode ser em até oito vezes, com desconto de 5% não havendo débito anterior.  

Se houver débito, não há desconto no parcelamento. O secretário de Finanças de Cuiabá, Guilherme Muller lembra que é uma excelente oportunidade do contribuinte quitar os débitos anteriores. “Como houve uma atualização da tabela de valores, o cidadão pode aproveitar a chance de pagar os atrasados, e assim ter o desconto de 20% no IPTU, que aumentou”.  

Se o contribuinte pagar os débitos em atraso, antes do dia 10 de março, terá direito ao desconto de 20% à vista e de 5% à prazo. O pagamento poderá ser feito em toda a rede bancária.  

Neste ano, o total emitido do imposto soma R$ 93,4 milhões. Os contribuintes pagarão um valor maior de IPTU em 2011, porque a Prefeitura promoveu uma atualização na tabela do valor venal dos imóveis, o que não ocorria desde 1993. Com a nova realidade do mercado imobiliário de Cuiabá, os valores estavam muito defasados. 

Por decisão do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, a Prefeitura aplicou um redutor de 30% na nova tabela do valor venal dos imóveis, ou seja, o contribuinte não pagará a tabela “cheia”, desfrutando de desconto.  

Os Correios começam a entregar os carnês referentes aos imóveis prediais (residenciais e comerciais) a partir de fevereiro, havendo ainda a opção de emitir os boletos via internet, bastando digitar o número da inscrição cadastral do imóvel impresso nos carnês anteriores, sem digitar os pontos.  

TERRENOS 

Guilherme Muller ressalta que, no caso de terreno urbano como não é possível entregar os carnês nos terrenos, o contribuinte deve emitir a guia de pagamento pela internet ou se dirigir até a sede da Prefeitura e às Administrações Regionais, para emissão do carnê ou guia de pagamento.  

Não é preciso o contribuinte se deslocar à Prefeitura para se informar sobre o IPTU ou mesmo para retirar a sua guia de pagamento, caso o imóvel seja um terreno ou mesmo porque o carnê do IPTU ainda não foi entregue.  

A Prefeitura de Cuiabá  alerta que não é preciso esperar o carnê chegar para saber qual é o valor do IPTU e também efetuar o pagamento. Basta acessar o site da Prefeitura e emitir a  guia, bastando para isso ter em mãos o número da inscrição cadastral do seu imóvel ou pedir auxilio de uma das atendentes por telefone nos seguintes números: (65) 3645-6440 ( Palácio Alencastro), e nas Regionais Norte  3313-3207 / 3313-3207 - Regional Sul  3313-3154 ou via o seguinte e-mail: iptu@cuiaba.mt.gov.br.