Fazenda /

10 de Outubro de 2013 17h55

Plano Estratégico de Cuiabá mudará a realidade da cidade até 2023

10/10/2013

Euziany Teodoro


O prefeito Mauro Mendes entregou nesta quinta-feira (10), ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, o Plano Estratégico de Cuiabá. A entrega ocorreu durante reunião com representantes de outros cinco municípios do Estado que também aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do TCE-MT.

 

Foram elencados os objetivos e metas para o período de 2013-2023 a serem alcançados pela Prefeitura de Cuiabá, de modo a transformar a cidade na “Capital do Pantanal e do Agronegócio”.

 

Para o prefeito Mauro Mendes, o Plano Estratégico é uma ferramenta que pretende mudar a realidade de Cuiabá. “Tudo o que esperamos fazer no longo prazo deve ser muito bem planejado. A partir de estratégias assim, com definição de metas claras para a execução de políticas públicas, levaremos a cidade a ser reconhecida em todo o Brasil e também no mundo”, afirmou.

 

O Plano estratégico de Cuiabá tem 15 metas, as quais priorizam medidas que elevem a expectativa e a qualidade de vida da população, garantam a qualidade da educação básica e assegurem as políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Além disso, projeta uma cidade sustentável, com investimentos que transformem Cuiabá em uma cidade atrativa para o desenvolvimento de negócios, em especial de serviços e comércio, voltados para o agronegócio e espaços de lazer para se viver melhor, aproveitando, inclusive, as oportunidades que chegam com a Copa do Mundo de 2014.

 

“Temos a responsabilidade de representar o Estado de Mato Grosso não apenas como uma capital política, mas também a maior capital de geração de empregos e agronegócios do país, contribuindo para a economia de toda a nação”, avaliou Mauro Mendes.

 

Elaboração - A Prefeitura de Cuiabá assinou o termo de adesão ao PDI e passou a receber o apoio e orientação técnica (consultoria) do TCE-MT, de forma totalmente gratuita, para desenvolvimento de um plano estratégico de longo prazo, para o período 2013-2023.

 

Todos os secretários e secretários-adjuntos municipais de Cuiabá participaram da elaboração do plano, fazendo uma análise da atual situação de cada pasta e traçando objetivos futuros.

 

O presidente do Tribunal de Contas do estado, José Carlos Novelli, parabenizou Mauro Mendes e os demais prefeitos que trabalharam na elaboração do plano. “Essa é uma importante ferramenta que dará um norte às administrações municipais pelos próximos dez anos. Nossa missão foi e será sempre orientar e apoiar os prefeitos a alcançarem os objetivos traçados”, disse.