Fazenda / Sistema

10 de Abril de 2014 11h06

Cuiabá implanta Redesim e empresas podem ser abertas em três dias

10/04/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá colocou em funcionamento nesta quinta-feira (10) a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso e sétima capital do Brasil a ter o sistema implantado.

A Redesim é um programa federal que estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. 

“Empreender no Brasil não é fácil como se deveria, pois a burocracia emperra o processo. A Redesim representa um grande avanço, pois torna mais eficiente o fluxo de abertura de uma empresa”, avaliou o prefeito Mauro Mendes.

O secretário municipal de Fazenda, Guilherme Müller, explica que a Redesim irá integrar informações obrigatórias da Jucemat, Governo do Estado, Prefeitura e Receita Federal. 

“Assim, todos os dados poderão ser padronizados, evitando erros cadastrais e possíveis prejuízos, tanto para os empresários quanto para os órgãos envolvidos. A Prefeitura de Cuiabá tem o compromisso de facilitar a vida do contribuinte e também dos profissionais da contabilidade, que são fundamentais para o crescimento das empresas e desenvolvimento da cidade”, disse.

De acordo com o vice-presidente da Jucemat, Jonas Silva, a Redesim vai desburocratizar a abertura ou fechamento de uma empresa, que antes demorava até 120 dias, além de diminuir custos para o empresário.

“A Redesim vai parametrizar a atuação de todos os órgãos envolvidos na abertura e no fechamento de uma empresa, diminuindo o fluxo de papeis. Como é uma ferramenta nova, podem ser necessários alguns ajustes. Mas estamos empenhados em garantir a eficácia do sistema”, disse.

Segundo a presidente do CRC-MT, Silvia Cavalcante, a implantação da Redesim atende a uma necessidade de todos os contadores.

“Abrir uma empresa hoje depende de um emaranhado de documentos, certidões e alvarás. Agora poderemos desempenhar nosso trabalho com mais agilidade e facilidade”, afirmou.

O passo a passo para uso da Redesim pode ser baixado aqui.