/

24 de Setembro de 2013 17h20

XII Jogos dos Povos Indígenas serão realizados em novembro

24/09/2013

Evelyn Ribeiro

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, prevista para outubro, será realizada em novembro. A decisão foi tomada em consenso pelo Ministério do Esporte, Prefeitura de Cuiabá, o Governo de Mato Grosso, Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena e demais instituições parceiras do evento, além das embaixadas dos 16 países que irão participar.

O evento será realizado de 08 a 16 de novembro, no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri. No local será construída a Aldeia Global Jogos Indígenas, além de uma Oca Digital, uma Oca da Sabedoria e uma da Literatura. Em paralelo ao evento, será realizada também uma feira de artesanato, com exposição de produtos confeccionados pelos indígenas.

Deverão participar dos jogos cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras, número que supera o recorde da última edição, realizada em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Além de representantes de etnias nacionais, os 12º Jogos dos Povos Indígenas terão a participação de indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados em 2015, no Brasil.

Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados e organizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC). A 12ª edição conta com apoio do Ministério do Esporte, do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O calendário de jogos inclui competições de canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, corrida de fundo, luta corporal, corrida de tora e natação/travessia – nas modalidades indígenas, e de futebol masculino e feminino – nas modalidades não-indígenas.