/

31 de Maio de 2011 09h11

Smec apoia domingo de lazer no bairro Liberdade

31/05/2011

Marcella Magalhães-Assessoria-SMEC

Como forma de lazer o agente comunitário Luciano Rodrigues realizou, na tarde de domingo (29-05), no bairro Liberdade, localizado na região sul de Cuiabá, um torneio de bolita (bola de gude), com a participação de aproximadamente 100 crianças e adolescente dos seis aos 15 anos.

Para participação no torneio foram estabelecidas regras e condições, como por exemplo ter disponível 50 bolitas; e o jogador que arrancar uma ou mais bolitas da marcação estabelecida ter direito a eliminar seu adversário.

Para Diego dos Santos Batista, 12 anos, a iniciativa do agente comunitário é válida, pois em vez de estarem andando nas ruas do bairro, as crianças e os adolescentes estão participando de algo que gostam de fazer, que é jogar bolita.

Segundo a mãe do Luciano Rodrigues, Elzini Maria da Silva incentivar o esporte e promover o lazer na comunidade é o que o seu filho gosta de fazer. “É da natureza dele, ele fez aniversário esta semana e o presente que ele pediu foi que eu ajudasse a fazer esse torneio e servir um lanche para as crianças”.

A Secretaria de Esportes e Cidadania - Smec, que tem a missão de ajudar a promover o esporte e o  lazer nos bairros, apoiou a iniciativa de Rodrigues e levou ao torneio medalhas destinadas aos os cinco primeiros colocados, e um troféu.

“Temos o dever de ajudar a mudar a realidade das comunidades carentes de Cuiabá e dar apoio às pessoas que voluntariamente fazem dessa vontade uma realidade, como este simples torneio, que envolveu cerca de 100 crianças do bairro Liberdade”, completou secretário da SMEC, Moisés Dias.

Recentemente a Unisat Educacional fez uma pesquisa no bairro Liberdade, por meio dos alunos de Serviço Social e, nos aspectos socioeconômicos, enfocando a estrutura familiar, quantidade de pessoas vivendo no mesmo espaço, renda; saúde, com a identificação das condições sanitárias, indicadores ambientais, unidades básicas de saúde e atendimento; na educação verificando a oferta de cursos, condições físicas da escola, preparo dos professores, evasão escolar, violência e outros.

 Moisés Dias enfatizou que são ações acadêmicas sérias e responsáveis como esta, que ajudam na tomada de consciência da sociedade, pois somente dados, fatos e comprovações de uma dura realidade vivida pela periferia de nossa capital podem promover planos governamentais mais planejados.