/

22 de Fevereiro de 2013 12h15

Secretário busca parceria com a Marinha para execução de projetos de segurança fluvial

22/02/2013

Renata Neves - 3645-6054 / 8454-6955

O secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (22) com o delegado fluvial da Marinha de Cuiabá, Sérgio de Brito Silva, para tratar de questões relacionadas à segurança fluvial e às festividades para o aniversário da Capital, comemorado no dia 8 de abril.

Carlos Brito apresentou ao delegado o projeto da Prefeitura de Cuiabá de explorar turisticamente nichos do Rio Cuiabá e pediu auxílio da Marinha para a realização de estudo de viabilidade.

“É preciso saber se o calado do rio permite navegabilidade e que tipo de navegação suportaria”, explicou o delegado.

Para a execução do projeto também será necessário sinalizar o rio conforme estabelece a legislação da Marinha.

“Hoje o Rio Cuiabá não tem qualquer sinalização, o que pode representar riscos para cidadãos cuiabanos e turistas que o utilizam”, salientou Carlos Brito. 

Outro projeto apresentado pelo secretário prevê a divulgação de campanha para fomentar a necessidade de os condutores de embarcações possuírem habilitação específica. Para conduzir embarcações para a finalidade de lazer, o condutor deve portar a “Arrais Amador”. Já para fins comerciais é necessário obter habilitação profissional.

“Vamos fomentar uma campanha para incentivar os condutores de veículos náuticos a buscarem a Delegacia Fluvial a fim de se regularizar e evitar acidentes”, ressaltou Carlos Brito.

O secretário afirmou ainda que irá buscar parceria com a Prefeitura de Chapada dos Guimarães para ampliar o alcance da campanha, uma vez que o lago de Manso abriga grande volume de embarcações.

Durante a reunião também foi discutida a possibilidade de garantir a presença da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais no aniversário de Cuiabá. Formada por Suboficiais e Sargentos da Marinha, a banda diferencia-se das demais orquestras pela diversidade de instrumentos. Além dos que são normalmente utilizados pelas bandas convencionais, também usa pianos, contrabaixos e violoncelos.