/

25 de Abril de 2013 16h56

Programa contra o crack: Governo Federal aprova propostas de Cuiabá

25/04/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá conseguiu aprovar, junto ao Governo Federal, suas propostas dentro do programa “Crack, é Possível Vencer”, que tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. 

O diretor de Políticas e Segurança da Secretaria de Esporte e Cidadania de Cuiabá e coordenador do programa, Claudomiro Messias de Lima, explica que o Município atendeu as orientações feitas pelo Governo Federal e, com isso, finalizou a etapa de adesão ao programa – que entra agora na fase de homologação.

O secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, ressalta a colaboração expressiva do Comitê Gestor Estadual do Plano de Enfrentamento às Drogas na orientação do programa e validação das propostas da Capital. O Comitê Estadual está sob coordenação do coronel Alessandro Borges Ferreira, secretário-executivo do Plano Estadual de enfrentamento às Drogas.

As propostas encaminhadas pela Prefeitura de Cuiabá preveem a instalação, até 2014, de mais oito leitos especializados, dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) que funcionarão durante 24h, um CAPS II, 30 vagas em comunidades terapêuticas financiadas, dois consultórios na rua para atender pessoas de todas as faixas etárias que se encontram em situação de vulnerabilidade, além da presença de 80 policiais capacitados em policiamento de proximidade em áreas indicadas pelo Município como escolas e praças, entre outras ações.

“Com isso, vamos dar um avanço significativo na política de enfrentamento às drogas em Cuiabá, cumprindo as ações do programa de governo apresentado pelo prefeito Mauro Mendes”, afirma Carlos Brito.

O Programa “Crack, é Possível Vencer” reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.

As ações são organizadas em três eixos temáticos: prevenção, cuidado e autoridade. Ou seja: dar tratamento adequado ao usuário de crack e outras drogas, oferecer cuidados àqueles que convivem com o indivíduo, como família e amigos e elencar as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas. 

Comitê Municipal de Enfrentamento ao Crack

Mais do que simplesmente aderir ao programa, a prefeitura criou o Comitê Municipal de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania.

O comitê tem o objetivo de estruturar, integrar, articular e ampliar as ações voltadas à prevenção do uso, tratamento e reinserção social de usuários de crack e outras drogas; apoiar a estruturação, ampliação e fortalecimento das redes de atenção à saúde e de assistência social para usuários de crack e outras drogas; articular capacitações, de forma continuada, dos atores governamentais nas ações voltadas à segurança pública, prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de drogas; e disseminar informações qualificadas relativas ao crack e outras drogas dentro das instituições de ensino e entidades de classe, bem como perante à população em geral.