/

15 de Março de 2011 12h57

Prefeitura será parceira do Cuiabá Arsenal na implantação de escolinha de futebol americano

15/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, recebeu nesta terça-feira (15/02) a visita dos jogadores do Cuiabá Arsenal, time de futebol  americano da capital. Em 2010, o Cuiabá Arsenal foi o grande vencedor da Liga Brasileira de Futebol Americano. Os jogadores apresentam ao prefeito o projeto do time para 2011. Entre as ações, está a implantação de um escolinha de futebol americano em Cuiabá, que irá funcionar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O Cuiabá Arsenal já mantém uma escolinha semelhante no Sesi Cristo Rei, em Várzea Grande. O Cuiabá Arsenal quer aprimorar o trabalho com as crianças e jovens, as chamadas categorias de base, estimulando a pratica do esporte. Embora seja um dos três esportes mais populares dos Estados Unidos (junto com o basquetebol e o beisebol), o futebol americano, no Brasil, ainda tem um público restrito.

A Prefeitura de Cuiabá  pretende ser parceira do time no projeto a ser implantado na UMFT. O prefeito Francisco Galindo disse aos jogadores que, ainda este mês, será divulgada a forma como o município participará do projeto. O prefeito gostou da iniciativa de incentivar a prática de esportes entre os jovens.

Galindo ainda destacou a atuação do time, declarando que o Cuiabá Arsenal está valorizando o nome da capital. “Estamos agradecidos ao time e a cada um dos jogadores por representar e divulgar tão bem Cuiabá, especialmente neste período em que nos preparamos para a Copa do Mundo de 2014. A Prefeitura está de portas abertas para apoiar o time a continuar vencedor”.

O prefeito foi homenageado pelos jogadores com a entrega de uma camiseta oficial do time. O número 14 do Cuiabá Arsenal ganhou o nome do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (Chico Galindo). “Uma honra para mim receber está camiseta”, declarou Galindo, que imediatamente vestiu o uniforme.

Cuiabá  Arsenal

O Cuiabá Arsenal tem apenas cinco anos, foi criado em 2006, e já se tornou campeão da Liga Brasileira de Futebol Americano, título conquistado em 2010. O time é formado por jogadores de Mato Grosso e de outros estados, que vieram para Cuiabá especialmente para atuar no Arsenal. Muitos jogadores do time cuiabano já foram convocados para a seleção brasileira de futebol americano.

Os jogadores voltam aos treinos técnicos em abril, com a orientação de um profissional americano, especialista na modalidade. Os treinos são realizados na UFMT. A meta do time é ser bi-campeão da Liga em 2011. A Liga terá início no mês de julho, e o jogo de abertura será realizado em Cuiabá.