/

12 de Junho de 2013 20h07

Prefeitura organiza evento para população assistir a Copa das Confederações

12/06/2013

Renata Neves - 3645-6054

Para garantir o sucesso da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, a prefeitura da Capital trabalha no planejamento e desenvolvimento de diversas ações. Algumas delas foram apresentadas nesta quarta-feira (12), durante reunião ampliada que contou com a presença de secretários, diretores, coordenadores, técnicos, fiscais e agentes de trânsito. Na oportunidade, também foi lançado o Cuiabá Fest, projeto cuja primeira edição será realizada neste sábado (15).

Embora a responsabilidade da execução das obras específicas da Copa do Mundo seja do Governo do Estado, a Prefeitura de Cuiabá tem contribuído para o sucesso do evento, sobretudo no que se refere à organização do trânsito e no embelezamento da cidade, de uma forma geral.

“Hoje nós estamos a exatamente um ano da realização do maior evento do planeta e a prefeitura vem somar ao grande esforço que a Secopa e o Governo do Estado vêm fazendo para organizar a cidade e cumprir os compromissos assumidos com a Fifa. Temos hoje aqui um trabalho de planejamento a partir do qual começaremos a traçar muitas ações que serão realizadas até 2014 e que serão fundamentais para o êxito desse grande evento”, disse o prefeito Mauro Mendes.

Cuiabá Fest – As secretarias de Esporte e Cidadania, Cultura e Turismo atuarão em parceria na realização do Cuiabá Fest.

Semelhante ao Fifa Fan Fest, realizado durante a Copa, o Cuiabá Fest será um local destinado à transmissão dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações.

A cada partida, será contemplada uma região da cidade. A primeira edição do programa será realizada no próximo sábado (15), às 13h, na praça cultural do bairro Pedra 90.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito, a Prefeitura de Cuiabá tem um trabalho dos mais importantes para a Copa de 2014, que é fazer da cidade um lugar que torne inesquecível a experiência dos turistas que aqui vierem. “Embelezar a cidade, melhorar os atrativos turísticos, ampliar a segurança e colaborar para a melhoria do atendimento de saúde são coisas que ainda estão no tempo de fazer e que com certeza vamos realizar”, afirmou.

Durante a reunião, os servidores da prefeitura foram apresentados ao Plano de Mobilidade Urbana para a Copa, desenvolvido pela Secopa, que contempla as áreas de restrição no entorno da Arena Pantanal e as rotas protocolares – caminhos pré-definidos para o tráfego de autoridades, delegações e convidados Fifa.

O secretário-adjunto de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Thiago França, ressaltou a importância da secretaria para o desenvolvimento das ações. “Boa parte de tudo o que vai acontecer em Cuiabá passa, necessariamente, pela Secretaria de Trânsito e Transporte, porque o grande impacto que está acontecendo em Cuiabá para a Copa do Mundo envolve a mobilidade urbana”, disse.

Visando melhores resultados dos serviços, foi criado na SMTU um grupo de trabalho que irá trabalhar exclusivamente nas questões relacionadas ao Mundial. Além disso, os agentes de trânsito terão acesso a cursos de inglês, espanhol e libras.

Meio Ambiente - Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente auxiliarão na fiscalização das rotas protocolares, bem como na orientação à população. Além disso, darão continuidade ao trabalho de fiscalização de terrenos baldios, calçadas e publicidade, entre outros, para garantir a melhoria do visual da cidade.

Cultura e Turismo – Entre outras ações, as secretarias de Cultura e Turismo trabalham na revitalização de pontos turísticos, como o Museu da Caixa D’Água Velha e o Museu do Rio e na implantação dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Além disso, em parceria com a Secopa, atuará na promoção de “City Tour” pela Capital. Para isso, serão disponibilizados três ônibus, sendo que cada um ficará responsável por um tipo de turismo: cultural, religioso e gastronômico.

Educação – Com o objetivo de integrar as crianças e adolescentes ao clima da Copa do Mundo, a Secretaria Municipal de Educação irá promover concursos de redação e pintura com o tema Copa do Mundo entre os alunos da rede municipal de ensino.