/

19 de Dezembro de 2013 11h20

Prefeitura estabelece regras para o Campeonato Cuiabano de Futebol Amador

19/12/2013

Evelyn Ribeiro

O Campeonato Cuiabano de Futebol Amador vai reunir 32 equipes durantes as competições a serem realizadas em 2014 em mini-estádios e campos de futebol da Capital. Os critérios de participação das ligas foram anunciados nesta quarta-feira (18), durante o lançamento do projeto, que traz novidades na premiação e no regulamento. Poderão participar dos jogos atletas com idade mínima de 18 anos.

O Campeonato Cuiabano de Futebol Amador será dirigido e organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, em parceria com as Ligas e Departamentos Amadores devidamente constituídos. Para que as Ligas e Departamentos possam indicar seus representantes é necessário o seu cadastramento junto à secretaria.

As competições serão realizadas nas etapas Classificatória (fevereiro e março) e Municipal (abril e maio). A Etapa Classificatória corresponde aos campeonatos realizados pelas Ligas e Departamentos de futebol amador de Cuiabá; e a Etapa Municipal será disputada entre as 32 equipes classificadas em primeiro lugar nas suas respectivas ligas.

Caso não se complete as 32 equipes, serão convidados os vice-campeões das etapas classificatórias de acordo com o maior número de participantes, até completar os times. Podem participar atletas de todas as regiões de Cuiabá.

Os atletas serão premiados conforme as etapas, sendo que na classificatória a Secretara Municipal de Esportes Cidadania e Juventude disponibilizará para as Ligas e Departamentos três bolas, um par de rede, troféus e medalhas para a premiação das equipes que se classificarem em primeiro e segundo lugares.

Na etapa municipal serão premiadas as equipes classificadas em primeiro e segundo lugares com troféus, medalhas, prêmio extra a ser definido pela secretaria e um jogo de uniforme para as 32 equipes participantes.

O secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, explica que o objetivo do campeonato é propor uma disputa saudável que resgate o papel agregador e social do esporte. “Hoje a Prefeitura de Cuiabá está resgatando a essência do futebol amador, através de um diálogo com as ligas e com os departamentos, revigorando essas organizações que são eminentemente comunitárias”.

O presidente da Liga do bairro Pedregal, Idevan de Jesus, conta que aprovou a iniciativa da Prefeitura em realizar o campeonato – e que a questão da premiação tende a beneficiar as equipes. “Vemos isso como uma forma de qualificar o campeonato e valorizar os esforços das ligas e departamentos, assim como dar condições para que as pessoas façam mais pelo esporte”.

REGULAMENTO: O tempo de jogo das partidas serão 02 (dois) tempos de 40 minutos, com 10 minutos de intervalo (categoria livre). As substituições serão livres e o jogador substituído não poderá retornar ao campo de jogo. As inscrições das equipes serão feitas em formulários próprios fornecidos pela Secretária Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude podendo cada equipe inscrever até 20 (vinte) jogadores na Etapa Classificatória.

Na Etapa Classificatória cada Liga e Departamento baixará normas quanto ao prazo das inscrições. Na Etapa Municipal cada equipe poderá inscrever novos jogadores, a seu critério, até completar o número máximo de 20 (vinte). Para efetuar a inscrição é necessário que os jogares apresentem alguns documentos como: Carteira de Identidade (SSP);Carteira de Motorista com foto (CNH);Carteira dos Conselhos de Classe com foto e RG; Carteira Profissional nova com RG (CTPS);Passaporte.

Na ausência do documento original, a apresentação de cópia autenticada tem valor legal para identificação dos jogadores.