/

13 de Julho de 2011 11h07

Prefeitura de Cuiabá incentiva o esporte para todas as idades

13/07/2011

Marcella Magalhães-Assessoria-SMEC

Incentivar a prática do esporte para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade é o que tem feito a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Esportes e Cidadania. A avaliação é do secretário Moisés Dias, que assumiu em novembro de 2010, e destaca algumas dessas conquistas, como a realização do 6º Campeonato Peladão de futebol amador, que reuniu durante quatro meses, desportistas, atletas amadores e comunidades de Cuiabá e baixada cuiabana.

Neste período foram concretizadas também diversas parcerias com federações, profissionais de educação física, empresários, Governo do Estado e principalmente com os moradores dos bairros da capital. Através do diálogo, foram postas em prática políticas sociais no esporte, iniciativa que imprimiu nessa gestão um processo mais democrático e participativo, em busca de políticas públicas estruturantes, visando principalmente ao desporto e ao lazer da criança, jovem, adulto e da terceira idade.

A Smec realizou no primeiro semestre, os XXXVI Jogos Estudantis Cuiabanos, 5ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá, 5ª  Corrida Dante de Oliveira e manteve várias parcerias, apoiando atividades esportivas como a Caminhada na Natureza, no Coxipó do Ouro, Corrida Homem do Fogo, da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Copa Gazetinha de Futebol, Gazeta de Futebol Master, Centro América de Futsal, 17º Jogos Olímpicos Demolay de Mato Grosso, primeiro Festival de Basquete, passeios ciclísticos e incentivo à escolinhas de iniciação esportiva.

O secretário disse ainda, que o incentivo ao esporte é fundamental para distanciar  o ser humano da violência e das drogas, além de ser uma oportunidade de se descobrir novos talentos, função essa que os Jogos Estudantis Cuiabanos cumprem fielmente. “Trabalhar com esse objetivo permite que as crianças descubram suas habilidades, como também é uma forma de não deixá-las nas ruas, contribuindo para que tenham uma vida saudável junto a família; é o que a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania vem realizando”.

Para este segundo semestre o secretário diz, que os trabalhos estarão voltados para o Projeto Pixote, que pretende envolver cerca de 13 mil pessoas, além da  participação de Cuiabá nos Jogos da terceira idade.