/

22 de Novembro de 2012 13h07

Olimpíadas Escolares em Cuiabá terá recorde de participantes

22/11/2012

Assessoria COB

 

O futuro do esporte brasileiro se encontrará em Cuiabá, entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, para a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participam da competição. Somente entre atletas, quase quatro mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã se reunirão para o evento que une esporte, educação e cultura.

Além das disputas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), os alunos/atletas terão uma intensa programação de atividades paralelas, com destaque para a presença de ídolos do esporte olímpico nacional, que atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte nacional.

Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares completam em 2012 seu segundo ciclo olímpico consolidadas como a mais importante competição escolar do Brasil. A cada edição, o evento abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional.

"Vamos para Cuiabá satisfeitos com o evento que construímos. Desde que assumimos este projeto em 2005, as Olimpíadas Escolares cresceram de forma bastante consistente. O evento chega agora a região Centro-Oeste com um recorde de participantes e diversas ações educativas e culturais. Hoje, as Olimpíadas Escolares estão consolidadas como referência internacional e possuem a missão de inserir socialmente os jovens através do esporte. Devido ao sucesso e a abrangência do projeto, conseguimos ainda contribuir para a detecção de talentos par a o esporte de alto rendimento do país", comentou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do COB.

Maior evento de esporte estudantil do país, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação. Além destes, atletas de handebol, futebol feminino e basquete deram seus primeiros passos esportivos nas Olimpíadas Escolares.

A edição de Cuiabá das Olimpíadas Escolares marcará a estreia de uma das modalidades que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: o vôlei de praia. "O vôlei de praia tem muita identificação com a juventude, por isso não poderia ficar de fora da maior competição escolar do país. Temos potencial para difundir ainda mais a modalidade entre os jovens e criar uma base de promissores talentos para brilharem em competições internacionais no futuro. As inscrições para a etapa nacional foram muito satisfatórias. Teremos 20 duplas no feminino e 24 no masculino", destacou Edgar Hubner.

Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.