/

21 de Dezembro de 2011 17h30

Novo formato do Campeonato Peladão agrada dirigentes do futebol amador

21/12/2011

FutebolPress

 

Chamado de o segundo maior campeonato de futebol amador do país, o 7º Peladão, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, tem como principal novidade este ano a mudança de regras. O novo formato da competição, que favorece uma disputa mais equilibrada, agradou os dirigentes das equipes. Ao final da primeira rodada, no último domingo (18), com mais de 50 partidas, os comentários apontavam para satisfação com as novas normas.

Pelo novo formato, a competição fica restrita a equipes de Cuiabá e não é mais permitida a inclusão de jogadores profissionais, bem como impede a transferência de atletas.

“Assim como os outros dirigentes, aprovo o novo sistema, pois entendo que agora o campeonato está muito mais organizado”, definiu Jansser Diego, presidente da equipe dos “Corneteiros” (CPA 3), que foi classificada para a próxima fase com vitória de 8 a 2 no último domingo.

Mesmo goleado pelos “Corneteiros”, e eliminado da competição, o dirigente da equipe do “Vai Quem Quer” (CPA 4), William da Silva estava satisfeito com o novo formato do Peladão: “Creio que a competição chegou ao nível de organização esperado. Com as novas regras atletas terão mais chance de projeção. Isso favorece não só o futebol amador, como o profissional”.

A mesma opinião tem o técnico da equipe do Unidos do Morro, Denis Rodrigues de Moraes, que era contra a introdução de jogadores profissionais no Peladão. “Com o fim do rodízio de jogadores profissionais, há mais equilíbrio e motivação. Essas regras vieram para melhorar a competição e creio que esse objetivo foi alcançado. Os organizadores estão de parabéns”, disse.

“Este novo regulamento está muito melhor. Percebo que há um novo ambiente, de mais organização e vontade, sem irregularidades. Apesar de minha equipe ter sido eliminada (perdeu por 6 a 4 para o Unidos do Morro), continuamos entusiasmados e vamos trabalhar muito para voltar melhor no ano que vem”, declarou o presidente e jogador do Amigos do JPTA, Francisco Leite Ferreira.

Mudanças

Ao avaliar o início da competição, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bosco Cruz declarou que “após esta primeira rodada, a competição está seguindo dentro do previsto e do que foi planejado. Embora tenha ocorrido certa dificuldade para a adaptação das novas regras, os dirigentes e equipes assimilaram bem as mudanças. Sentimos uma aprovação geral”. Segundo o secretário, a segunda rodada está programada para o dia 14 de janeiro com mais 28 jogos. A disputa que começou com 120 equipes inscritas, já eliminou a metade na primeira rodada.