/

16 de Maio de 2011 12h00

Monitores do Programa Segundo Tempo recebem capacitação

16/05/2011

Marcella Magalhães/ SMEC

Com o objetivo de fundamentar o conteúdo teórico e prático do Programa Segundo Tempo, a Secretaria de Esportes e Cidadania - SMEC promove um curso de capacitação para 50 monitores que trabalham diretamente com os alunos da rede municipal de ensino.

O curso terá duração de 30 horas e está dividido em cinco encontros; o primeiro encontro foi realizado no dia 30 de abril, no colégio Salesiano São Gonçalo; o segundo no sábado (15-05), e o terceiro está previsto para acontecer ainda neste mês.

Segundo um dos coordenadores pedagógicos, professor Manuel Luiz Fonseca Filho, hoje são 29 núcleos (escolas municipais) que recebem o Programa Segundo Tempo.  

“O Núcleo é caracterizado pela composição de um grupo de 200 crianças e adolescentes, que sob orientação de profissionais (um coordenador de núcleo e dois monitores) desenvolvem atividades esportivas e complementares no contra-turno; estas atividades são aplicadas no mínimo durante três dias na semana e duas horas diárias”, explica.
 
Para o Coordenador Geral do Programa Segundo Tempo, Edson Luis Manfrin, a realização dessa capacitação é muito importante, para que os monitores, que ajudam nesse trabalho tenham domínio de modo que possam desenvolver as atividades esportivas e recreativas de acordo com cada mundo social.

O Programa Segundo Tempo iniciou em 2009. As crianças e adolescentes que são beneficiadas pelo Programa somam aproximadamente seis mil na rede municipal escolar; tem 15 professores/técnicos e cerca de 90 acadêmicos (30 de pedagogia e 60 de Educação Física).


Mais Informações: (65) 3616-6609
– Coordenação do Segundo Tempo/SMEC: Coordenação Geral,
professor Manfrin, Coordenação Pedagógica, Manuel Luiz Fonseca e Paulo Afonso Moreira.