/

09 de Novembro de 2013 10h10

Mauro Mendes participa de acendimento de Fogo Ancestral nos Jogos dos Povos Indígenas

09/11/2013

Priscilla Vilela

O prefeito Mauro Mendes participou da cerimônia de acendimento do Fogo Ancestral Indígena, que marca o início dos Jogos dos Povos Indígenas, na sexta-feira (9). A Prefeitura de Cuiabá é uma das parceiras para a realização do evento, que sela a cidade como a capital das Américas dos povos indígenas.

A solenidade ocorreu no Jardim Botânico, na região do Sucuri. Às lideranças indígenas, Mauro Mendes destacou a importância da realização do evento em Cuiabá, como forma do exercício do respeito e reconhecimento da sociedade aos povos indígenas, que de forma geral, foram os primeiros habitantes da região.

“Ficamos muito felizes em estar recebendo os jogos e agradecemos essa chance. Essa é uma oportunidade de mostrarmos o respeito que temos pelos índios e de reconhecer a importância delas na nossa história”, destacou Mendes.

Os jogos indígenas ocorrem entre os dias 8 e 16 de novembro, sendo que a abertura oficial será feita na tarde deste sábado (9), novamente com a presença do prefeito Mauro Mendes. Quarenta e oito etnias, além de representantes de outros países participam das competições.

Entre as atividades estão o arremesso de lança, cabo de força, arco e flecha, futebol, corrida e natação.

Participaram do evento os secretários municipais Carlos Brito (Esportes) e Gilberto Figueiredo (Educação) e o secretário de Esportes do Estado, Ananias Filho. Também estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura.

http://www.flickr.com/photos/prefeituradecuiaba/