/

13 de Maio de 2013 10h09

Mais de 1,5 mil estudantes disputam jogos a partir de hoje

13/05/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

 A 38ª edição dos Jogos Estudantis de Cuiabá teve início no sábado (11) com desfile das equipes e escolha da “garota estudantil”. Este ano, 53 equipes, totalizando 1,6 mil estudantes, participarão dos jogos que envolvem as modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, xadrez, natação e futebol.

Os jogos começam hoje (13) e serão disputados simultaneamente em nove locais: Ginásio Verdinho (basquete e futsal); Ginásio do Quilombo (voleibol, futebol e futsal); Palácio das Artes Marciais (handebol); Ginásio Aecim Tocantins (futsal); AABB (natação); IFMT (xadrez); Colégio São Gonçalo (basquetebol); Ginásio Dom Aquino (atletismo).
 

Sob o som da fanfarra da Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, todos os estudantes e professores que participarão dos jogos desfilaram em seus uniformes do Ginásio Verdinho, no bairro CPA I. Os alunos também fizeram a volta olímpica com a tocha e a Pira Olímpica foi acesa, como símbolo do início dos jogos.

Para o secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, o esporte ajuda na formação cidadã dos jovens. “O esporte é uma prática importante para a formação cidadã. Os Jogos Estudantis de Cuiabá são o mais importante campeonato sequencial da Capital e foi retomado na gestão do prefeito Mauro Mendes. Precisamos envolver cada vez mais atividades positivas e o melhor caminho é pelo esporte”, avaliou.

Jovens de 12 a 17 anos de idade participarão dos jogos, que seguem até o dia 8 de junho. “O evento tem uma composição de modo a ser um motivador da participação dos estudantes e professores, além das famílias, que também vêm prestigiar”, afirmou Carlos Brito.

 O estudante Diogo Reis, da escola Ranulpho Paes de Barros, se preparou para participar dos jogos de basquete. “Desde o começo do ano a gente se esforça para fazer o melhor nos treinos. Agora vamos mostrar para o que viemos”, disse. 

O Colégio Isaac Newton é o campeão geral dos Jogos Estudantis de Cuiabá há nove anos consecutivos. Para o professor Márcio Sobhie, treinador de vôlei do CIN, os alunos crescem com os esportes. “As escolas investem porque o esporte auxilia muito o aluno em seu crescimento pessoal. Não importa quem ganha ou quem perde, o que importa é que todos participem do esporte, inclusive trocando suas experiências de vida através dele”, afirmou.

Garota Estudantil 
O concurso de beleza para escolher a estudante que representará os jogos até o dia 8 de junho, quando será encerrado, envolveu 24 garotas. A vencedora foi Clara Almeida, do Colégio Isaac Newton.