/

11 de Novembro de 2013 10h46

Jogos Indígenas são abertos com desfile de 1.600 índios

11/11/2013

Carol Sanford

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas teve início neste sábado (9) com desfile das 16 etnias presentes para as competições. A abertura foi dada com a realização de um ritual sagrado realizado por um pajé Paresi.

Em seguida, um jovem atleta de corrida de tora da etnia kraô, entrou com a tocha de fogo sagrado. Depois teve o desfile de todas as delegações, com 1.600 índios de 15 Estados e 16 países. Após a execução do hino nacional, começaram as competições com a corrida de tora, nos naipes masculino e feminino.

Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, destacou a importância do evento para a cidade. “Cuiabá será reconhecida como a Capital dos Povos Indígenas das Américas e queremos agradecer a vocês por estarem em nossa terra”, disse se dirigindo às delegações.

O articulador dos jogos internacionais indígenas, Marcos Terena, agradeceu pelo esforço das instituições parceiras na realização dos Jogos e lembrou o lema do evento. “Estamos diante dos grandes jogos indígenas, onde o importante não é ganhar, é celebrar”, falou.

Declarando abertos os jogos, o governador Silval Barbosa garantiu que será um compromisso do governo do estar sempre presente junto às etnias de Mato Grosso. “Nós temos uma forte ligação com todas as etnias em nosso Estado e estamos orgulhosos e honrados em realizar este XII Jogos dos Povos Indígenas em Mato Grosso”, afirmou.