/

03 de Outubro de 2011 12h54

Guardas municipais participam de Curso de capacitação

03/10/2011

Orlando Antunes/Assessoria-PM

A Guarda Municipal de Cuiabá está participando do  Curso de Motociclistas, ministrado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A capacitação teve início no dia 19 de setembro. O curso tem o objetivo de capacitar os alunos para a atuação no período pró-Copa 2014, com técnica de pilotagem, abordagem com motocicletas a veículos suspeitos, escolta com motocicletas, pronto socorrismo, mediação de conflitos, gerenciamento de crises dentre outros.

A aula inaugural foi no auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O curso é voltado para profissionais que atuam na área de segurança pública, e tem como objetivo capacitar esses profissionais para atuarem no patrulhamento ostensivo e escoltas com o uso de motocicletas.

O curso terá carga horária de 172 horas/aula, com encerramento previsto para o dia 11 de outubro deste ano. As aulas seão desenvolvidas de maneira teórica e prática, nas dependências do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, em outras unidades da PM e também no Centro de

Outros locais também poderão ser determinados pelo instrutor, desde que autorizado pelo coordenador do curso e publicado por Nota de Instrução.

Serão quatro semanas de aulas, nos horários matutino (7h às 12h15) e vespertino (14h às 18h25). O curso contempla nove disciplinas, sendo  elas: legislação de trânsito; primeiros socorros; mecânica de motocicletas; policiamento com motocicletas e manual de Procedimento Operacional Padrão (POP); técnicas avançadas de pilotagem; gerenciamento de crise; escolta com motocicletas; formação e deslocamento com motocicletas e estágio supervisionado.

Atualmente são 48 alunos sendo capacitados, dentre eles 02 (dois) Praças do Exército Brasileiro, 02(dois) Agentes Penitenciário, 05(cinco) Guardas Municipais de Cuiabá e 39 Policiais Militares.

“Esta é uma oportunidade única, já que há muito tempo a Polícia Militar de Mato Grosso não realiza um curso de tal magnitude, é um privilégio para todos os alunos estarem sendo capacitados para que possam atuar nas atividades pro copa 2014”, declarou o coordenador co cursos, Capitão PM Mariowilliam Ribeiro, Comandante do Grupamento RAIO. O monitor é o soldado PM  Julinho Diniz.

De acordo com o comandante do BPMTran, o Tenente Coronel PM Wilson Batista, ao final do curso os policiais militares estarão aptos para atuar nas fiscalizações de trânsito urbano, realizar escolta de autoridades, presos e delegações, oferecer atendimento rápido em casos de acidentes de trânsito, dentre outras situações que necessitem maior agilidade e rapidez de atendimento voltado para às atribuições das instituições de segurança pública.