/

02 de Agosto de 2010 11h00

Fanfarras prestigiam aniversário do Distrito da Guia

02/08/2010

Marcella Magalhäes-Assessoria – SMEC

A comemoração do 280º aniversário do Distrito de Nossa Senhora da Guia (distante 28 km de Cuiabá) contou com uma série de eventos, entre os quais a apresentação de fanfarras de escolas e instituições governamentais e não governamentais, integradas por 350 crianças e jovens.


O desfile aconteceu no sábado (31-07), com participação da fanfarra das Escolas Estaduais André Avelino, do CPA, Rafael Rueda, João Crisostomo, Ranolfo Paes de Barros e com apoio da Secretaria municipal de Esportes e Cidadania, a fanfarra do Jardim Industriário II, Independente Amigos e outras.


A fanfarra Independente Amigos foi criada pelo professor Juciney Valdomiro dos Reis, conhecido como professor Ney, que trabalha voluntariamente com as crianças do bairro Industriário e bairros vizinhos. “O grupo é constituído por 35 pessoas, de 05 a 22 anos, e apesar do pouco tempo de trabalho, a Independente Amigos já participou de diversos eventos comemorativos em Cuiabá e em outras cidades de Mato Grosso; hoje estamos felizes por estar aqui nesta comemoração aos 280 anos da Guia”, declarou.


“Agradecemos eu e meus colaboradores, todos voluntários, ao secretário de Esportes de Cuiabá, professor Néviton Moraes, por incentivar não só o desporto e lazer, mais também atividades como a nossa, que é ensinar disciplina, companheirismo, através da música, um trabalho que eu considero uma arte e que pode mudar a vida da criança e do jovem nos bairros da capital”, ponderou o professor.


A mãe do mascote do Independente Amigos, Gabriel Gomes, de cinco anos, dona Afonsa Esteves de Arruda, disse que o Gabriel sempre gostou de tocar e, como o ensaio do grupo acontece próximo a sua casa, não conseguiu segurar seu filho; e teve que coloca-lo no grupo. “Hoje, apesar da pouca idade que tem, ele é um garoto disciplinado, e nos dias de ensaio sempre me pede para levá-lo, que não pode chegar atrasado; ele é um apaixonado pela fanfarra, e agora eu também sou”, concluiu.


Para o professor Néviton Moraes, secretário da SMEC, “o incentivo ao esporte e a todo trabalho que envolve criança, jovem e a terceira idade, sempre terá o apoio da Secretaria de Esportes e Cidadania”. Ele destacou que continuará com o objetivo de sempre, “o de não medir esforços para ajudar essas atividades que transformam a vida das pessoas”, pontuou.


O desfile de fanfarras no Distrito de Nossa Senhora da Guia foi realizado pela subprefeitura do local, com a colaboração da associação de moradores da Guia, Secretaria de Cultura de Cuiabá, comerciantes do Distrito e apoio da Secretaria municipal de Esportes e Cidadania.