/

04 de Outubro de 2013 14h14

Estrutura dos Jogos Indígenas começa a ser montada

04/10/2013

Evelyn Ribeiro

Os trabalhos de complementação e adequação da estrutura da 12º Edição dos Jogos Indígenas já estão sendo iniciados. Nesta sexta-feira (04), o secretário-adjunto municipal de Esporte e Cidadania, Mário Márcio Pecora, e o secretário estadual de Esporte, José de Assis Guaresqui, estiveram no local para verificar o andamento das obras.

A competição será realizada entre os dias 8 a 16 de novembro, no Jardim Botânico, nas imediações da comunidade Sucuri, em Cuiabá. A previsão é de que a estrutura seja concluída até o dia 1º de novembro – e a princípio estão sendo efetuados os serviços de terraplanagem, com o auxílio de máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras.

No espaço devem ser montadas cerca de 39 ocas, sendo uma delas a ser utilizada pelo “pajé”, além da colocação de 29 postes de energia. A estrutura também terá feira de artesanato, tendas, refeitório e um toten com a tocha sagrada. Todos estes serviços estão sendo realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Deverão participar dos jogos cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras, número que supera o recorde da última edição, realizada em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Além de representantes de etnias nacionais, os 12º Jogos dos Povos Indígenas terão a participação de indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, em 2015, no Brasil.

Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados e organizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC). A 12ª edição conta com apoio do Ministério do Esporte, do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).