/

20 de Março de 2012 14h09

Escolinha de futebol de Cuiabá recomeça com palestra para os pais

20/03/2012

Da Redação-PMC

A Escolinha de Futebol que funciona no mini-estádio do CPA I, mantida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania, começou as atividades de 2012 com palestra para os pais e bate-bola entre novos e antigos alunos. Das arquibancadas do estádio, os pais ouviram atentos os esclarecimentos e orientações dos professores Washington e Zequinha, ambos ex-jogadores profissionais.

Washington falou sobre o funcionamento da escolinha, detalhando os dias e horários das aulas, além da necessidade dos pais ajudarem seus filhos a seguir o calendário para que as crianças possam crescer aprendendo que responsabilidades e compromissos farão parte de suas vidas.

Já o professor Zequinha destacou a imprtância do acompanhamento e participação da família(mãe, pai, avós e outros responsávéis pela criança ou adolescente)na vida dos alunos na escolinha. Procurar saber, por exemplo, se o filho saiu de casa e foi mesmo para a aula de futebol. E ainda, com quem a criança ou adolescente está se relacionando quando vai ou retorna da escola. Zequinha agradeceu a confiança depositadas nele, em Washington e no auxiliar Adriano Farinha.  

O encontro entre pais e professores aconteceu no final da tarde da última sexta-feira, mas foi a partir de hoje(20-03), que as aulas começaram efetivamente. A expectativa da equipe é que a partir desta data haja redução no volume de chuvas e o gramado, com menos umidade, possa oferecer as condições necessárias à prática do futebol.

A Escolinha do CPA I faz história entre as famílias do bairro onde está sediada e de comunidades próximas.  Rhyan Felipe Carvalho Sempio dos Santos, 9 anos, por exmeplo, é aluno e filho de ex-aluno. Ele, que acaba de ingressar na escolainha, é filho de Adilson Santos Júnior, que por sua vez é filho do ex-jogador profissional e ex-professor da escolinha Adilson “Ligerinho”.

Rhyan, que sonha em ser jogador profissional, chegou acompanhado da mãe, Mychelly Carvalho Sempio. Michelly acredita que a convivência em grupo e as orientações dos professores ajudará no desenvolvimento do filho. Se não torná-lo um craque dos gramados, diz, poderá contribuir na formação dele como cidadão.

Já o pequeno Helder dos Santos Rodrigues, de 6 anos, foi matriculado pela avó, dona Joanita do Espírito Santos Rodrigues, de 61 anos. Dona Joanita conta que o outro neto, Deiwidy Rodrigues, de 9 anos, frequenta a escolinha desde 2011. Ela acha que participação está fazenhdo bem para o neto mais velho e pode fazer o mesmo por Helder.

A escolinha começa as atividades com mais de 150 alunos e pode chegar a 200. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, com encontros aos sábados para partidas entre alunos um times convidados. Atende crianças, meninos, com idade entre seis e 13 anos. Mais informações no local.