/

09 de Agosto de 2013 16h31

Cuiabá vai receber 1.600 indígenas de mais de 50 etnias

09/08/2013

Renata Neves

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (09). Durante abertura do evento, realizada no Palácio Paiaguás pela manhã, o prefeito Mauro Mendes afirmou que Cuiabá está de portas abertas para receber os cerca de 1.600 representantes das mais de 50 etnias brasileiras e internacionais que irão participar do evento, em outubro.

“Será uma honra receber os participantes desse grande evento em nossa cidade. Os Jogos dos Povos Indígenas serão de suma importância, sobretudo em reconhecimento e respeito à história e cultura daqueles que aqui estavam quando o Brasil foi descoberto”, declarou o prefeito.

Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados e organizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC). A 12ª edição conta com apoio do Ministério do Esporte, do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Este ano, deverão participar dos jogos mais de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras, número que supera o recorde da última edição, realizada em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Além de representantes de 48 etnias nacionais, 32 indígenas e agências de governos de 16 países foram convidados para os jogos. Durante o evento, será debatido e protocolado um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados em 2015, no Brasil.

“É a primeira vez que os jogos indígenas têm dimensão internacional, o que aumenta ainda mais a importância do mesmo, já que dará visibilidade à Cuiabá, bem como a nossa responsabilidade de garantir o seu sucesso”, ressaltou Mauro Mendes.

Para garantir que tudo saia conforme o planejado, a Prefeitura de Cuiabá dará todo apoio logístico e de infraestrutura necessários.

As competições serão realizadas no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri, no período de 11 a 19 de outubro. No local será construída a Aldeia Global Jogos Indígenas, além de uma Oca Digital, uma Oca da Sabedoria e uma da Literatura. Em paralelo, será realizada também uma feira de artesanato, onde serão expostos produtos confeccionados pelos indígenas.

O calendário de jogos inclui competições de canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, corrida de fundo, luta corporal, corrida de tora e natação/travessia – nas modalidades indígenas e de futebol masculino e feminino – nas modalidades não-indígenas.

 

Também participaram da cerimônia de lançamento dos 12º Jogos dos Povos Indígenas o governador Silval Barbosa, o secretário-adjunto de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Mário Márcio Pecora, o articulador do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), Marcos Terena, o coordenador-geral de Políticas Esportivas do Ministério do Esporte, Rivelino Macuxi, entre outras autoridades.

O 2º ato de abertura dos jogos indígenas acontece às 16h, no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri, e será marcado pela realização de cerimônia espiritual e cultural indígena de bênção do local e instalação do tronco indígena de realização dos jogos, com saudação às águas pluviais do Rio Cuiabá.