/

12 de Setembro de 2013 17h30

Cuiabá tenta sediar Campeonato Nacional de Tiro ao Prato

12/09/2013

Evelyn Ribeiro

A 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fossa Olímpica (Tiro ao Prato) na modalidade on-line será realizada neste sábado (14) e domingo (15), no Clube de Tiro Pantanal, em Cuiabá, a partir da 9h. A competição servirá como base para que no próximo ano o Município possa pleitear ser sede do Campeonato Nacional da modalidade.

Ao todo, participarão do campeonato cerca de 100 atletas, todos em busca de espaço no Ranking nacional. Também estarão presentes sete atiradores do Mato Grosso do Sul, um do Distrito Federal e um do Rio Grande do Sul, além de competidores do Ceará, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco.

O esporte é praticado de forma presencial, sendo que os atiradores competem em seus estados. No entanto, a pontuação é calculada simultaneamente pela internet.

De acordo com o secretário-adjunto de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Mário Márcio Pécora, esta é mais uma modalidade esportiva olímpica a ser divulgada e difundida no município de Cuiabá apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania.

O Estado de Mato Grosso, através do Clube de Tiro Pantanal, foi incluído como opção para atletas de todo o Brasil, reconhecido pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, sendo  os estandes de tiro ao prato homologados e certificados para promover eventos nacionais.

Segundo o presidente do Clube de Tiro Pantanal, Leonardo Maluf, nomeado representante do Mato Grosso pela confederação, este é o marco para o tiro esportivo em nosso estado. “Nossos atletas disputarão em igualdade de condições com atletas de todo o pais, na busca por espaço no Ranking Nacional, e temos condições aqui no nosso clube de sediar qualquer etapa”, destacou o presidente.

TIRO AO PRATO

O Tiro ao Prato Olímpico é praticado em âmbito nacional através de competições realizadas de forma “Presencial” em locais pré-definidos e, também, realizadas pelo sistema de “Provas On-Line”, com a unificação de todos os resultados, sob o controle da Confederação Brasileira de Tiro Esporte, entidade maior do tiro esportivo,  que normatiza os eventos esportivos das Modalidades Olímpicas de Tiro ao Prato, bem como estabelece critérios para a convocação de atletas para integrarem a Seleção Brasileira Permanente (SBP) e a Equipe Brasileira (EB).