/

22 de Novembro de 2012 13h03

Cuiabá será sede das Olimpíadas Escolares a partir de domingo

22/11/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054


Cuiabá sediará, a partir do próximo domingo, dia 25 de novembro, a maior edição das Olimpíadas Escolares de todos os tempos. Serão cinco mil atletas participantes, com idades entre 15 e 17 anos, além de treinadores, árbitros e voluntários, totalizando mais de seis mil pessoas envolvidas diretamente no evento. A abertura das Olimpíadas Escolares será no domingo, às 19 horas, no ginásio Aecim Tocantis.

As Olimpíadas estão sendo organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá. Para receber atletas e dirigentes, a prefeitura está reformando três ginásios municipais: Verdinho, Quilombo e de Artes Marciais, também está montando uma pista de ciclismo na Avenida Beira Rio (trecho entre o Museu do Rio e a Ponte Nova), além de fornecer toda logística e apoio necessário para a organização do evento.

“Este será o maior evento esportivo já realizado no Brasil, perdendo apenas para o Pan Americano do Rio de Janeiro (2007). Temos uma delegação estrangeira, a do Reino Unido participando das competições, e mais 14 países que estão mandando representantes para conhecer o evento. Estamos todos, COB, governo do estado e prefeitura, empenhados e trabalhando muito para que este não só seja o maior, mas o melhor evento já realizado pelo COB”, contou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do Comitê, em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (22-11), com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Esportes de Cuiabá, João Bosco Cruz.

Hubner explanou toda a movimentação que as Olimpíadas irão gerar na cidade durante as duas semanas de competições, de 25 de novembro a 08 de dezembro. Os números impressionam: serão seis mil participantes, utilizando 24 hotéis de Cuiabá, o que representa 27 mil diárias e 50 mil refeições servidas durante todo o evento.

As competições serão realizadas em vários pontos da capital, como ginásio Aecim Tocantins, os ginásios municipais do Quilombo, Verdinho e de Artes Marciais, campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e Avenida Beira Rio, entre outros.

Cuiabá terá 186 representantes, entre atletas e dirigentes, competindo em oito modalidades: voleibol, vôlei de praia, basquetebol, handebol, futebol de salão, natação, judô, xadrez – masculino e feminino.

“Será um evento único e fundamental para Cuiabá já se preparar para outros acontecimentos deste porte e para a Copa do Mundo de 2014. Vamos mostrar que nossa cidade tem condições que sediar eventos deste porte e trazer o Brasil para Cuiabá, além de fomentar o esporte e preparar os atletas do futuro”, declarou o secretário João Bosco Cruz.