/

30 de Janeiro de 2013 12h25

Cuiabá se habilita a participar de programa federal de incentivo ao esporte

30/01/2013

Carol Sanford - (65) 3645-6054

O prefeito Mauro Mendes e o secretário de Esportes Carlos Brito estiveram hoje (30) com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e habilitaram Cuiabá a participar do programa federal Cidade Esportiva, que visa implantar na capital políticas públicas de incentivo ao esporte.

O programa tem o objetivo de incentivar crianças e jovens a desenvolver práticas esportivas de várias modalidades olímpicas, através da implantação de um Centro de Iniciação Esportiva. “A solicitação do ministro é de que a parceria entre governos municipal, estadual e federal, para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016, além de ser uma grande oportunidade, deixe um legado para Cuiabá”, disse Mauro.

“A ideia do programa é entender e executar o esporte como política pública, ou seja, promover a inclusão social através do esporte, na educação e no lazer. Por exemplo, alunos que se destacarem nas Olimpíadas Escolares serão incentivados a entrar para o Centro de Iniciação Esportiva, que dará todo o suporte para que esse atleta venha a se destacar, futuramente, tanto nacional, quanto mundialmente”, explicou Brito.

O Centro terá dimensões oficiais e será composto de um complexo de atletismo, mais quadra poliesportiva. Para isso, é necessária uma área de sete mil metros quadrados e recursos na ordem de R$ 3,3 milhões, disponibilizados pelo Ministério dos Esportes, após a aprovação dos projetos.

A proposta é desenvolver uma rede nacional de treinamento, que vai propiciar a descoberta, treinamento e geração de atletas de alto rendimento, para que o Brasil aumente sua participação nos mundiais.

“Cuiabá quer se tornar referência nos esportes, pois já possui atletas que se se destacam em nível nacional”, afirmou Brito, complementando que por ser a capital de Mato Grosso também está habilitada a ter um Centro Regional de Treinamento. “É mais uma etapa do programa Cidade Esportiva”.

Nesta etapa, Cuiabá entrará na agenda nacional de várias modalidades esportivas, como o atletismo, natação, basquete, futebol de salão, judô, entre outras.

O secretário explicou que o Centro Regional vai receber atletas de todo o Estado que se destacarem nos Centros de Iniciação. Esses atletas estarão aptos a participar das seletivas para as seleções brasileiras nos mais variados esportes. “Cuiabá exerce seu papel de capital e torna-se referência para Mato Grosso e Estados vizinhos”, comentou o secretário.

“Temos a sinalização positiva do ministro Aldo Rebelo da participação de Cuiabá no programa e o entendimento de que será uma oportunidade para fortalecer a tecnologia dos esportes e a inclusão social de jovens e crianças”, finalizou o prefeito.