/

06 de Agosto de 2013 17h18

Cuiabá recebe R$ 3,9 milhões para programa de combate ao crack

06/08/2013

Carol Sanford

O município de Cuiabá vai receber R$ 3,9 milhões para investimentos na área segurança pelo programa “Crack, é possível vencer”. O anúncio foi feito hoje (6) pelo governo federal durante a assinatura do termo de adesão ao programa, em Brasília.

Os recursos são destinados à capacitação de profissionais e aquisição de dois kits compostos por um micro-ônibus, dois carros e duas motos. O micro-ônibus funcionará como um centro de comando e controle móvel, com câmeras móveis, operado pela Polícia Militar, nas áreas detectadas com maior índice de usuários de drogas.

Conforme o secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, esses kits também servirão como base para o trabalho dos profissionais de saúde e assistência social.

“Esta será a parte mais importante do programa, pois o monitoramento das áreas mais críticas proporcionará a abordagem correta para o oferecimento do tratamento não apenas aos usuários, mas também a seus familiares”, disse o secretário.

As ações para as áreas de Saúde e Assistência Social foram confirmadas pelo executivo federal e o montante em recursos deve ser divulgado nos próximos dias.

Foi aprovada a implantação de mais um consultório na rua, dois CAPS AD III 24 horas, um CAPS III, um CAPS AD, uma unidade de acolhimento adulto, uma unidade de acolhimento infanto-juvenil, dez leitos especializados e 30 vagas em comunidades terapêuticas financiadas, no setor da Saúde.

Na Assistência Social, a expansão abrange mais um serviço de abordagem social na rua, um CREAS e um Centro Pop.

Já no setor de autoridade e segurança, cujo montante foi divulgado, 80 policiais receberão capacitação para o policiamento de proximidade e até 2014, 40 câmeras de vídeo-monitoramento fixo e duas bases móveis da polícia deverão ser implantadas. A aquisição de mais 20 câmeras fixas foi autorizada hoje pelo governo federal.

Carlos Brito contou ainda que um novo edital foi lançado para o cadastramento de unidades terapêuticas e para que elas possam buscar os recursos para abertura de novas vagas diretamente junto ao governo.

 “Crack, é possível vencer”

O programa prevê a participação de entidades ligadas a políticas públicas de prevenção do uso, tratamento e reinserção social do usuário de crack e outras drogas.

A metodologia é baseada em três eixos principais: prevenção, cuidado e autoridade. Ou seja, dar tratamento adequado ao usuário de crack e outras drogas; oferecer cuidados àqueles que convivem com o indivíduo, como família e amigos; e elencar as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas.