/

14 de Novembro de 2013 09h32

Cuiabá está preparada para receber grandes eventos, diz ministro do Esporte

14/11/2013

Ana Assumpção - 3645-6054

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Cuiabá nesta quarta-feira (13) para prestigiar a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, realizada no Jardim Botânico da Capital, e anunciar que o Brasil será sede dos 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, previstos para 2015. Cuiabá e mais quatro cidades brasileiras pleiteiam sediar o evento.

Durante sua visita, Rebelo afirmou que Cuiabá está preparada para se tornar um destino de grandes eventos, esportivos ou não. “Além dos Jogos Indígenas e Jogos Estudantis, em breve a cidade receberá a Copa do Mundo de 2014. São eventos que colocam Cuiabá como uma referência. O sucesso dos Jogos Indígenas comprova essa capacidade”, disse.

Para o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, os Jogos dos Povos Indígenas colocaram Cuiabá em evidência para o Brasil e para o mundo. “Estamos recebendo não somente representantes das etnias brasileiras, mas também de outros países, como Peru, Equador, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Este evento também pode ser considerado um preparatório para a Copa do Mundo”, destacou.

Brito ressaltou ainda que culturas e costumes proporcionam um aprendizado muito grande, principalmente o respeito entre as pessoas. “Cuiabá nasceu de um povo indígena e faz parte da gestão do prefeito Mauro Mendes promover a valorização das nossas raízes. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá investe em eventos como este”.

“O envolvimento da Prefeitura de Cuiabá e do prefeito Mauro Mendes foi fundamental para transformar a cidade na Capital Indígena das Américas”, lembrou o diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena.

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas segue até o próximo sábado (16) e conta com a participação de mais de 1.600 indígenas, representantes de 16 países, entre delegações participantes, embaixadores e lideranças de 48 etnias, sendo sete estrangeiras.

JOGOS MUNDIAIS – Durante o 12º Jogos dos Povos Indígenas, representantes de etnias brasileiras, internacionais, do governo federal e do Comitê Intertribal (ITC) se reuniram e firmaram um acordo para a realização da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

Para Aldo Rebelo, mais do que um evento, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão um evento maior. “Esses Jogos serão a valorização e o reconhecimento de algo saudável e permanente, da troca de valores e de experiências civilizatórias firmadas entre os povos de várias nações, inclusive da China, da Austrália e da Rússia, que já confirmaram a participação”, disse o ministro.

Segundo Marcos Terena, a escolha da cidade que sediará os Jogos Mundiais Indígenas deverá sair no mês de janeiro de 2014. Antes, o Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal se reúnem para definir os critérios da escolha.

Além de Cuiabá, também concorrem como cidade-sede Belém (PA), Palmas (TO), Petrópolis (RJ) e Bertioga (SP).