/

16 de Novembro de 2010 09h00

CPA I foi palco da final do Campeonato Peladinho e abertura festiva do 6º Peladão

16/11/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O mini-estádio do CPA I sediou no último sábado (13-11) o encerramento do Campeonato Peladinho (Sub12 e Sub14) e, também, a abertura do 6o. Campeonato Peladão, com a presença de atletas, populares e autoridades.  O secretário de Esportes e Cidadania, Moisés Dias, representou o prefeito Chico Galindo. Também estiveram presentes o secretário de Comunicação Social, jornalista Flávio Garcia, o presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, João Emanuel, e o diretor de Desporto e Lazer de Cuiabá, Antônio Duarte. O Legislativo foi representado pelo vereador Arnaldo Penha, um dos patrocinadores da premiação desse certame esportivo.

Na abertura da decisão, às 16 horas, os times mirins Búfalo Gil (Várzea Grande) e Bom de Bola, Bom de Escola, buscaram a vitória com determinação, o que incluiu contusões nos jogadores. O Búfalo Gil venceu por
2 a 1, jogo elogiado por Cláudio Kiesqui, um dos organizadores técnicos da disputa. "Posso assegurar que esse Peladinhofoi sucesso absoluto. Todos os atletas demonstraram obstinação em buscar jogadas táticas e, o que é principal, a vitória. Recebem prêmios merecidos, com certeza".

Ao todo 120 equipes de Cuiabá disputaram o Peladinho, campeonato prestigiado por todas as escolinhas de futebol da Capital e de representantes de Várzea Grande. "Fechamos hoje duas etapas importantes da competição, e iniciamos agora outra, a do Peladão, que terá equipes igualmente fortes e que têm demonstrado, ao longo do histórico desse campeonato, muita luta a campo, motivação para que a vitória se estabeleça com brilho".

O secretário municipal de Esportes e Cidadania, Moisés Dias, afirmou que sua gestão  tem dado apoio também às iniciativas ligadas à área esportiva. "O prefeito Chico Galindo é um entusiasta do esporte. Na opinião dele, com a qual nós concordamos, atividades esportivas levam o jovem a construir um caráter sólido, digno, pautado em metas. É o cidadão surgindo para enfrentar o mundo de cabeça erguida e com princípios nobres. O esporte possui essa magia".

Moisés assegura que ele mesmo pode se integrar a uma das equipes do Peladão ou Bengalão na condição de atleta. "Sempre estive preparado, e, mais importante, motivado a mostrar minha técnica de jogador, um pouco fora de forma, concordo, mas determinado. Vou treinar um pouco daqui
em diante. Os anos maduros não impedem que isto se torne realidade perante quantos possam prestigiar os jogos, um certame tão famoso como é o Peladão, já copiado por vários estados". Moisés elogiou o trabalho de Cláudio Kiesqui e sua equipe técnica na coordenação das várias edições desse Campeonato.

Ao todo, 550 equipes vão disputar o Peladão, 100 de Várzea Grande, 50 do pólo de Nobres e 250 de Cuiabá. Os jogos têm início no dia 27 e 28 próximos. Em dezembro, acontecem dias 4 em 5
em Várzea Grande, e também em Nobres. Simultaneamente acontece a disputa de Rainha do Peladão e outras categorias, com dezenas de meninas treinadas por Paulinho Silva, e que desfilaram ontem no Mini-Estádio do CPA I, para delírio de quantos estiveram na área. "Posso assegurar que, a exemplo dos anos anteriores, também em 2010 o time escolhido de garotas é muito glamuroso. Os eventos terão lugar no Clube Feminino, e o primeiro já está marcado para o próximo dia 27-11, à noite".