/

17 de Outubro de 2013 14h40

Cidades-sedes da Copa passam por diagnóstico esportivo

17/10/2013

Evelyn Ribeiro

A assessora de Políticas Públicas da ONG Associação de Atletas Pelo Brasil, Silvia Gonçalves,  esteve nesta quinta-feira (17) em Cuiabá para conhecer os projetos esportivos mantidos pela Prefeitura de Cuiabá. A vistoria faz parte de um diagnóstico da prática de atividades físicas nas cidades-sedes da Copa de 2014.

As informações devem ser acrescentadas ao programa “Cidades do Esporte”, elaborado pela Associação de Atletas, e que tem como presidente a ex-jogadora de voleibol Ana Moser. Durante a visita, Silvia pôde acompanhar o treinamento das crianças e adolescentes que participam do Projeto “Bom de Bola, Bom de Escola” nos bairros CPA I e Santa Laura.

A assessora também conheceu o Projeto Amor Terceira Idade, no bairro Araés, a Ciclofaixa na Avenida das Torres, o Palácio das Artes Marciais e o espaço onde serão realizados os Jogos Indígenas, no bairro Sucuri. Esta é a primeira vez que ela veio à cidade especificamente para verificar in loco os espaços destinados à prática de esportes da Capital.

“Cada região tem sua dificuldade e vamos trabalhar em cima disso. Nosso objetivo, além de propor um intercâmbio entre as cidades, é estimular a prática do esporte para as pessoas e reforçar esta necessidade junto à sociedade civil”.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, o trabalho feito pela ONG está dando frutos positivos. “Estas ações resultaram nas recentes mudanças da legislação desportiva, e a relação com a Prefeitura de Cuiabá vai resultar na adoção mais efetiva de políticas do esporte, fazendo com que aumente a qualidade de vida da população”, concluiu o secretário.

Silvia Gonçalves é responsável pela vistoria nas capitais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Cuiabá. A partir do questionário preenchido por todas as cidades-sedes, será elaborado um relatório consolidado mostrando o estado atual das políticas voltadas para a promoção da prática física e esportiva.

Este relatório será avaliado por uma equipe de analistas especializados em Políticas Públicas do Esporte. A evolução destes indicadores será acompanhada ano a ano, como forma de se avaliar concretamente o legado dos grandes eventos na cultura esportiva da população brasileira.