/

11 de Novembro de 2013 14h00

Cadastramento de veículos de moradores do entorno da Arena Pantanal começa hoje (11)

11/11/2013

Renata Neves

Moradores do entorno da Arena Pantanal devem se dirigir ao portão 2 do Ginásio Aecim Tocantins a partir desta segunda-feira (11), das 13 às 20h, para cadastrar seus veículos. O cadastramento será realizado até o dia 23 de novembro e é necessário para que possam trafegar na região durante os quatro dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Nos demais dias, o tráfego de veículos será normal.

Será autorizado o registro de apenas um veículo por residência. Casos específicos serão avaliados pela equipe técnica responsável. De segunda a sexta-feira, o cadastramento será realizado das 13h às 20h e, aos sábados, das 8h às 18h.

Para se cadastrar, é necessário que o titular do imóvel compareça ao Ginásio Aecim Tocantins portando documentos pessoais e do veículo para o qual deseja obter autorização de acesso à região. No caso de imóveis alugados, o locatário deve se dirigir ao local portando documentos pessoais, informações sobre a locação e documentos do carro.

Perfil – Segundo o secretário de Esportes e Cidadania e coordenador do Comitê Pró-Copa, Carlos Brito, o cadastramento também tem o objetivo de traçar um perfil dos moradores do entorno da Arena Pantanal.

“É importante sabermos quantas pessoas residem na região e o perfil delas. Se a maioria é formada por crianças, adolescentes, adultos ou idosos, por exemplo, para que possamos definir estratégias de atuação”, explica.

Por isso, é necessário que todos os moradores da região se cadastrem, mesmo que não possuam veículos.

Entorno da Arena - O perímetro de acesso para veículos credenciados de moradores do entorno da Arena compreende a Av. Miguel Sutil; Rua Jornalista Alves de Oliveira; Av. São Sebastião; a Av. Agrícola Paes de Barros; a Av. 08 de Abril; a Rua das Cegonhas; a Rua das Violetas e a Rua Senador Metelo.

A área engloba partes dos bairros Jardim Cuiabá I e II, Porto, Jardim Independência, Jardim Primavera, Verdão, Goiabeiras e Cidade Alta.

As operações de segurança no entorno da Arena Pantanal serão iniciadas à 0h dos dias dos jogos – 13, 17, 21 e 24 de junho de 2014 – e finalizadas duas horas após o término das partidas. A partir de quatro horas antes do início das partidas, somente poderão circular no perímetro veículos de moradores que tenham sido previamente cadastrados.

Nas áreas de restrição também será proibida a circulação de veículos de carga e coleta de lixo da 0h às 22h nos dias dos jogos. O objetivo é garantir a segurança de moradores e torcedores durante os jogos da Copa e evitar a saturação das vias de acesso à Arena. 

Plano Operacional – Como a circulação de veículos no entorno da Arena nos dias dos jogos será restrita, um plano operacional foi montado para garantir o acesso dos torcedores ao estádio.

Quem for de carro poderá deixá-lo em três bolsões de estacionamentos que serão montados no bairro Jardim Cuiabá (com 2,8 mil vagas), na Universidade de Cuiabá (Unic Beira Rio - com 1 mil vagas), e na Vila Militar (com 3 mil vagas).

Quem preferir ir de ônibus, poderá tomá-los no bairro Porto ou no Centro.

Linhas especiais de ônibus funcionarão nas proximidades dos estacionamentos do bairro Jardim Cuiabá e da Unic e farão o transporte gratuito dos torcedores até uma estação temporária de ônibus, que será montada na Avenida 8 de Abril. Frotas de ônibus também estarão disponíveis no Porto e no Centro para transportá-los até a mesma estação.

A área possui 7,6 mil metros quadrados e tem capacidade para abrigar pouco mais de 23 mil espectadores. Depois, os torcedores seguirão caminhando por vias específicas, conhecidas como “Fan Walk”, até o local da partida.

O cadastramento dos moradores está sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, através do Comitê Pró-Copa, em parceria com a Secopa. Também estão envolvidas no trabalho as Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte Urbano, Cidades e Comunicação.

O plano de mobilidade urbana e segurança para a Copa do Mundo em Cuiabá foi elaborado pelas seguintes instituições: Secopa-MT, Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano da Polícia Militar,  Comitê Pro-Copa da Prefeitura Municipal de Cuiabá,  Secretaria Municipal de Infraestrutura de Várzea Grande, Guarda Municipal de Várzea Grande, Infraero, Forças Armadas – Exército Brasileiro e  Comitê Organizador Local (COL / FIFA).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 8451-3679 (Carlos Klaus)