/

20 de Dezembro de 2010 11h00

Atividade física para Terceira Idade acontece em bairros de Cuiabá

20/12/2010

Marcella Magalhães-Assessoria – SMEC

A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um hábito cada vez mais comum. Isso porque praticar atividade física é significa mais qualidade de vida para as pessoas em idade avançada.

A Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania-SMEC mantêm em alguns bairros de Cuiabá essas atividades. Neste mês de dezembro houve o encerramento das atividades do ano nos bairros: Aráes, Tijucal e Cidade Verde. No Araés, a recreação terminou com uma “deliciosa” manhã de lazer, com muita música, dança e café da manhã. No Tijucal, o professor Jamil Genésio organizou várias atividades e também e preparou um delicioso lanche para os participantes saborearem.Já no bairro Cidade Verd,  a professora Magda Regina do Nascimento levou as “meninas” para um passeio na cidade de Juscimeira,  vistando uma pousada, com direito a ficar o dia todo aproveitando as águas termais do local.

Para Helena Paes Rodrigues, 72 anos, aluna a mais de 10 anos, residente do bairro Cidade Verde, tudo melhorou em sua vida após o inicio das atividades físicas,  uma prática que já se tornou hábito no seu dia a dia. “ Melhorou muito, hoje tenho força nas pernas, nos braços, tenho amigos que posso conversar”, frisou.

Segundo a professora Magda Regina Nascimento, que há 13 anos dedica-se a dar aula de educação física para melhor idade, "os estudos mostram o aumento da resistência e da força muscular, esses são alguns dos benefícios da prática de atividade física, pois pode trazer resposta muscular rápida e eficiente, além de psicologicamente também ajudar, pois o convívio com outras pessoas torna-se mais acessível”.

“Algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, osteoporose, ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação e habilidade motora, por isso lutamos tanto, para continuarmos neste espaço promovendo atividade física e dando atenção a esse grupo de pessoas que há muitos anos foi constituído e cresce a cada ano que passa, atendendo não só o bairro Cidade Verde, mas pessoas de toda região e até mesmo de Várzea Grande”, declarou a professora.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aproximadamente 5% de quedas que acometem idosos, levam a fraturas, sendo que as mulheres fraturam sofrem mais este problema que os homens. Quando não ocorre fratura, a dor e a redução dos movimentos podem causar isolamento pela diminuição da autoestima, quanto pelo aumento da dependência que o idoso tem de outras pessoas.

Um envelhecimento saudável

“Seu” Tarcício Rodrigues, 81 anos, o único homem que pratica atividade física no Cidade Verde declara: “manter a forma é ficar bem consigo mesmo e quando estou aqui não me sinto discriminado, porque somos todos praticamente da mesma idade”, disse

Existe cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e física durante o processo de envelhecimento. Podemos acrescentar que melhora a coordenação motora, o equilíbrio, o ganho de flexibilidade, a velocidade ao andar, e promove a sensação de bem estar.