/

18 de Novembro de 2013 17h41

Apresentações culturais encerraram os Jogos Indígenas de Cuiabá

18/11/2013

Evelyn Ribeiro

Com o lema “O importante não é ganhar, e sim celebrar”, índios de diversas tribos receberam medalhas de participação e se despediram das competições dos Jogos dos Povos Indígenas realizado em Cuiabá. Ao todo, os jogos reuniram 1,6 mil índios de 48 etnias que participaram de disputas como futebol, canoagem, cabo de força, e arremesso de lança, arco e flecha, corrida de tora e natação.

O encerramento ocorreu na noite de sábado (16), com show pirotécnico, apresentações de danças e canto, assim como a oração de agradecimento dos povos indígenas.  Ao todo foram oito dias programação que proporcionaram aos índios a integração, e aos expectadores o conhecimento das tradições indígenas.

As finais das competições de arco e flecham, arremesso de lança, cabo de força e corrida de fundo tiveram como campeões cinco etnias, tendo empate em algumas delas.

Na primeira, venceu a etnia Assurini, do Pará. Na segunda, foi o povo Kanela, do Maranhão. No cabo de força, o campeão masculino foi a etnia mato-grossense Enawenê-Nawê e no feminino houve empate entre os povos Bororo, de Mato Grosso, e Arakbut, do Peru. Já a vitória da corrida de fundo também ficou para os maranhenses Kanela.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, o evento deixou clara a capacidade que Cuiabá tem de estar inserida na agenda de nacional de grandes eventos. “Foi uma festa bonita, com suas peculiaridades, e nos serviu como um aprendizado em relação à estrutura, mostrando que temos condições de receber mais eventos esportivos”, afirmou o secretário.

Além do acesso às atividades esportivas, os visitantes também puderam acompanhar feiras de artesanato, literatura, exposição fotográfica, rituais indígenas e um desfile das índias denominado “Cunhã Porã”. Participaram do desfile  35  mulheres indígenas com idade entre 13 a 43 anos, consideradas as mais belas.

Durante a cerimônia de encerramento, os índios da etnia Terena entraram na arena trajando saias, cocares, penas de ema e tipaé (espécie de lança grande e incandescente). Ao apresentar a dança do fogo e apagar a chama da pira, acesa na abertura dos jogos, os guerreiros reforçaram a importância de se preservar os rituais.

Os Jogos dos Povos Indígenas foram idealizados e organizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC). A 12ª edição contou com apoio do Ministério do Esporte, do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).