6º Campeonato do "Peladão" começa dia 13 de novembro

Foto:Arquivo/Secom

O Sexto Peladão, o maior campeonato de futebol amador de Mato Grosso, será aberto no próximo sábado (13-11), no mini estádio do CPA I, as 17:00h. Até o momento estão inscritos 400 equipes de Cuiabá e baixada cuiabana.

O campeonato “Peladão” foi criado em 2005 pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Esportes e Cidadania, com a formação de uma coordenadoria de esporte amador, sob a coordenação de Cláudio Kisque, um apaixonado pelo futebol amador.

De acordo com Kisque, naquele ano o campeonato teve início com 224 times e, com o passar dos anos, aumentou a participação; hoje à expectativa é que ultrapasse os 400 já inscritos. “O que mais me surpreende é que o campeonato não se tornou somente um lazer para os adeptos do futebol, mas também para as famílias, que marcam presença nos mini estádios, além de gerar renda ao comércio local e ambulante nos bairros onde são realizadas as partidas.”.

Cláudio também afirmou que durante os cinco campeonatos do Peladão participaram equipes de 250 bairros, com 20 mil atletas. Esses jogos beneficiaram direta e indiretamente cerca de 300 pessoas com a geração de empregos durante o campeonato.

Segundo o diretor de desporto e lazer do município, Antônio Duarte, a coordenadoria tem a missão de cuidar das ligas e departamentos de futebol amador da capital e realizar o “Peladão”. “Nós, da Secretaria de Esportes e Cidadania, trabalhamos para cuidar do desporto e lazer das crianças, jovens e adultos e o “Peladão” é um evento que envolve a todos da família, por isso merece toda a dedicação dos profissionais do esporte”, explicou.

Mas o secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, Moisés Dias da Silva avisa que quem acha que o “Peladão” é só futebol está enganado, pois o campeonato também realiza o social. Para se inscrever, o time tem que doar cinco quilos de alimentos não perecíveis ou seus componentes serem doadores de sangue. “Este campeonato se tornou tradicional em nossa capital, mas não leva somente o esporte e lazer para as comunidades, o “Peladão” também realiza o lado social, ajudando as crianças, das creches municipais e filantrópicas, através da doação dos alimentos arrecadados durante as inscrições”, disse.

Outro fator importante neste campeonato, de acordo com Moisés Dias, é a presença e a beleza da mulher no futebol, com a realização concomitantemente do concurso “Rainha do Peladão”, em que cada time tem uma representante, e essa representante concorre ao titulo de rainha, desfilando nas passarelas, com a produção de Paulinho Silva.

Mais informações sobre o 6º Peladão e sobre o regulamento do Campeonato podem ser adquiridas no site da Prefeitura Municipal de Cuiabá – na página da Secretaria Esportes e Cidadania – SMEC, pelo endereço: www.cuiaba.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3645- 6609 – sala da coordenadoria esporte amador.

• Equipe do Pedregal vence última edição do Campeonato Peladão

• Integrantes do time vencedor do 7º Peladão visitam prefeito Francisco Galindo

• Definidos os quatro finalistas do 7º Peladão

• 7º Peladão chega as oitavas de final