09 de Junho de 2011 15h35

5ª Caminhada na Natureza "Circuito dos Tropeiros" acontece neste mês de junho

09/06/2011

Marcela Magalhães-SMEC

A Secretaria Municipal de Turismo realiza no próximo dia 19 de junho, a 5ª Caminhada na Natureza, denominada de Circuito dos Tropeiros, na Comunidade Coxipó do Ouro, localizada a 23 km de Cuiabá, acesso pela rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251, a partir das 7h.

A Caminhada foi denominada Circuito dos Tropeiros, numa alusão ao caminho que ligava Cuiabá a Chapada dos Guimarães na época dos bandeirantes, num trecho de aproximadamente 10 quilômetros em forma circular.

Segundo a secretária da pasta, Tania Aparecida Barteli, a Caminhada na Natureza é um evento consolidado na região e tem como finalidade ampliar a cultura do associativismo no ambiente rural, manter o carater complementar dos produtos e serviços do turismo rural, como também o eco turismo, com responsabilidade no Coxipó do Ouro.

Os adeptos a caminhada terá uma trilha toda sinalizada dentro dos padrões do Instituto Viva Vida Internacional – IVV e haverá postos de controle em vários pontos do percurso, com um roteiro contemplando as pousadas, sítios, propriedades particulares e rios, num percurso de 10 km.

A Caminhada na Natureza faz parte do projeto Anda Brasil e foi criada pelo Instituto Viva Vida Internacional – IVV, da França. No Brasil são 186 circuitos, presentes em 16 Estados, com mais de um milhão de caminhantes.

Em Mato Grosso leva o nome de Circuito dos Tropeiros e estão inseridos em 51 circuitos com participação de 60 municípios, numa ação integrada das instituições governamentais e não governamentais voltadas a conscientização e educação ambiental.

A 5ª Caminhada na Natureza é uma promoção da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com parceria das secretarias de Esporte e Cidadania, Meio Ambiente, Saúde, entre outras e Governo do Estado, através da Sedtur.

Serviço:

Assunto: 5ª Caminhada na Natureza – Circuito dos Tropeiros