08 de Setembro de 2010 08h57

4ª Caminhada na Natureza tem participação dos profissionais de educação física

08/09/2010

Marcella Magalhães-Assessoria – SMEC

Os professores e profissionais da área de Educação Física, da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania de Cuiabá (SMEC)  participaram da 4ª Caminhada na Natureza, realizada no domingo, dia 05, no Distrito Coxipó do Ouro. “Esses profissionais deram todo o suporte na parte técnica, como orientação aos caminhantes da 4ª Caminhada na Natureza”, disse secretário da SMEC, professor Néviton Moraes.

A 4ª Caminhada faz parte do Circuito dos Tropeiros que está presente em 401 países com 7.600 circuitos, com 17 milhões de participantes em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria  de Estado de Turismo, a Caminhada encontra-se em 47 municípios de Mato Grosso.

Segundo o secretário Secretaria Extraordinária da Copa e Turismo, Pedro Luiz Sinohara, a Caminhada na Natureza é um evento imprescindível, pois já faz parte da Comunidade Coxipó do Ouro e região. “Além de ser um evento de lazer e contemplativo, também é histórico, pois os caminhantes conhecem diversos pontos históricos, como o Arraiá dos Freitas e o Memorial da primeira missa realizada no estado, entre outros”.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, Lucilene Rosa Magalhães Nogueira é muito importante essa Caminhada para Comunidade, porque passa a reconhecer nas trilhas a historicidade do local, além de fazer bem para saúde, diminuindo o estresses do dia-dia.

“A escola, nesse processo, é um ponto de apoio para os organizadores do evento e para  a Comunidade, como forma de estar colaborando num momento de lazer e cultura para os moradores do Coxipó do Ouro e visitantes”, explicou. Lucilene pontua também que a socialização e a inclusão entre escola e Comunidade é muito importante, para o desenvolvimento da própria região.

Conforme dados fornecido pela representante da AndaBrasil – Confederação Brasileira de Esportes Populares em Mato Grosso, Joana Barros, “a 4ª Caminhada na Natureza levou 222 caminhantes as trilhas do Coxipó do Ouro em 2010. O município que mais teve participação neste ano foi Alta Floresta com 940 caminhantes”. Ela também avisa e convida os adeptos da Caminhada na Natureza, que no próximo o evento será realizado em Rondonópolis e Arenápolis.

Mais informação no site:
WWW.andabrasil.com.br