/

28 de Maio de 2012 10h28

Valorizando Vidas: Incentivo à leitura é destaque no stand da Secretaria de Educação de Cuiabá

28/05/2012

Tharyana Durigon - 3645-6578


O incentivo à leitura foi o destaque no stand da Secretaria Municipal de Educação durante a 7ª edição do programa “Valorizando Vidas no seu Bairro”, no distrito do Sucuri, no último sábado (26/05). A biblioteca municipal “Saber com Sabor” efetuou troca e doação de livros, além de proporcionar um espaço para as crianças lerem, desenharem e pintarem.

Nesta grande confraternização, a Secretaria também realizou entrega de mudas nativas, ofereceu massagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além de contar com apresentações culturais da Banda Fanfarra infantil da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Tancredo de Almeida Neves; danças da Escola Municipal Rural de Educação Básica (EMEB) Hilda Caetano; e apresentação do balé da EMEB Nossa Senhora Aparecida.

A creche Elzira Cavalcante e a EMEB Hilda Caetano, são as unidades que atendem as crianças e alunos do local. De acordo com o administrador do distrito do Sucuri, Odilson Sebastião da Silva, a história daquela comunidade passa pela história da Hilda Caetano. “A nossa escola é um exemplo no ensino rural. Tem gente que se muda pra região do CPA, mas continua trazendo o filho para estudar no Sucuri. Das escolas rurais de Cuiabá, somos os primeiros no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Com o objetivo de melhorar o espaço oferecido aos alunos da EMREB, o prefeito Francisco Galindo anunciou que a unidade está entre as 74 escolas que deverão ser reformadas ao longo do ano. A primeira etapa está prevista para o início de junho, envolvendo 32 unidades, e a segunda para agosto. Já a creche Elzira Cavalcante, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 30 mil reais no início do ano, destinados à construção de cozinha, dispensa, pintura, revisão do telhado e reparos no sistema de água. Além disso, entre os investimentos na educação da capital, o prefeito destacou a aquisição de 22 mil “tablets”, que serão destinados às crianças da rede, com mais de nove anos de idade.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, o “Valorizando Vidas” é importante porque faz com que a prefeitura e as secretarias fiquem concentradas em um mesmo lugar. “Muitas vezes a comunidade não tem noção dos trabalhos desenvolvidos por cada secretaria. Então, vir até a comunidade, facilita e informa a população, agilizando o trabalho imediato e dando a indicação de como procurar auxílio nos momentos de necessidade”.