/

25 de Junho de 2012 10h47

Valorizando Vidas: apresentações culturais e atendimento à saúde são destaques da Secretaria Municipal de Educação

25/06/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578


Atividades artísticas e culturais desenvolvidas pelas escolas municipais rurais Udney Gonçalves e Hilda Caetano Oliveira marcaram a 8ª edição do “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, realizada no último sábado (23-06), no distrito do Aguaçu.

Essas ações são implementadas pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio do Programa Escola de Tempo Integral, em 62 escolas da rede de ensino da capital e que oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam, possibilitando ao estudante uma frequência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.

Os visitantes do stand da SME também puderam fazer massagem quick, aferição da pressão arterial e teste de glicose, oferecidas pelo Programa Saúde do Trabalhador, implementado pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), com o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da SME, Gilmon Ferreira de Araújo, em cada edição do Valorizando Vidas são prestados cerca de 100 atendimentos. “Muitas vezes, com essa atenção, pessoas acabam descobrindo problemas de saúde, como pressão alta e diabetes. O objetivo fundamental desse trabalho é oferecer qualidade de vida à comunidade”.

Araújo destaca que a iniciativa foi implementada na rede de ensino da capital em 2007 e, desde então, tem oferecido serviços por meio de uma equipe multifuncional. “Na sede da Secretaria também oferecemos aulas de violão e canto para os servidores, pois entendemos que essas atividades melhoram a qualidade de vida dos funcionários. Também temos como ação a visita a domiciliar de psicólogos e assistentes sociais a trabalhadores que se encontram em licença de saúde, para que possamos acompanhar sua recuperação. A concepção desse projeto é trabalhar a saúde preventiva e, conseqüentemente, a qualidade de vida”.

Também presente durante a semana que antecedeu o evento, o programa Escola com Saúde realizou atendimentos aos alunos do Distrito do Aguaçu com profissionais especializados nas áreas de avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e saúde e higiene bucal.

A iniciativa tem como finalidade contribuir para a formação integral e promover a saúde dos alunos, abrangendo 100% dos estudantes do município, em um trabalho itinerante que realizado durante todo o ano nas 144 creches e escolas da rede.

Na oportunidade, a população pôde conhecer de forma mais detalhada os programas e projetos desenvolvidos pela SME, esclarecer dúvidas sobre matrículas na rede de ensino da capital, além receber reclamações e sugestões sobre os serviços oferecidos.