Educação /

22 de Dezembro de 2011 09h52

Técnicos em Nutrição Escolar recebem certificado de qualificação profissional

22/12/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME: 9204-8386


Os profissionais responsáveis pelo preparo da refeição diária para os cerca de 50 mil alunos das 94 unidades de ensino do município, denominados Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs), receberam na última terça-feira (20-12) a certificação de um curso de qualificação, realizado em agosto deste ano.

A formação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) com o objetivo de instrumentalizar os trabalhadores com conhecimentos atualizados e significativos para o desempenho da função.

Segundo a nutricionista da SME, Mônica Rosa da Silva, o treinamento é realizado anualmente e, em 2011, o formato do curso foi mais amplo, abrangendo áreas como microbiologia e contaminação dos alimentos, aproveitamento integral dos produtos destinados à merenda, além de questões como função do educador não docente e saúde do trabalhador. “Na segunda etapa da formação, os TNEs participaram de uma visita técnica ao local de armazenamento, conferência, seleção e distribuição da alimentação escolar”, explicou.

Recursos

De acordo com o coordenador de Nutrição Escolar da SME, Odovaldo Forte Daltro, parte da comida servida aos alunos da rede municipal de ensino é adquirida com recursos do MEC. “A outra fração desse investimento, cerca de 50%, é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que também é responsável pelo transporte, aquisição e manutenção dos equipamentos das escolas e creches para a confecção do alimento”.

Daltro destacou ainda que pelo menos 30% dos recursos destinados à alimentação escolar deve ser aplicado em produtos oriundos da agricultura familiar. “Essa é uma maneira de fomentar a atividade aqui no município e no estado. Todos os alimentos hortifrutigranjeiros adquiridos em Cuiabá vêm desse segmento”.

Avanços

Presente ao evento, o secretário Municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, externou agradecimentos aos TNEs e à equipe da SME responsável pela realização do curso. “Vocês também contribuem para os bons índices que a educação municipal tem conseguido. Trago o reconhecimento e o abraço do prefeito Chico Galindo a cada profissional”.

Na oportunidade, o secretário destacou os avanços no ensino público da capital em 2011, como a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino, recomposição e reajuste salarial e ampliação da qualificação profissional para os servidores da rede. “Precisamos avançar mais. Estamos construindo 11 centros de Educação Infantil e, em 2012, iremos assinar um convênio com o MEC para a construção de mais 14 centros. Trabalhamos firmemente para dar à sociedade a resposta que ela merece. Isso só foi possível com o esforço permanente de todos vocês. A melhoria da qualidade de ensino em Cuiabá é um caminho sem volta”, concluiu.

Resultados

A secretária Adjunta de Educação, Cilene Maciel, que foi madrinha dos formandos ao lado do coordenador de Nutrição Escolar da SME, afirmou que a certificação do curso para os TNEs é resultado do trabalho em equipe e o sucesso da formação também se deveu à dedicação dos servidores. “Parabéns por mais uma etapa de qualificação dos funcionários da rede. Quem ganha com isso são nossos alunos, pois sabemos que se eles estão bem alimentados, também têm mais disposição em aprender”.

A adjunta também lembrou que foi a primeira coordenadora de curso de profissionalização no País, em 2004, quando Cuiabá foi pioneira nessa modalidade de formação. “Tenho a honra de ter ocupado essa função e de termos conseguido levar à frente esse projeto. Isso mostra que vale a pena lutar pela qualificação dos nossos profissionais”, enfatizou.

Reconhecimento

Para a presidente do Sintep de Cuiabá, Helena Maria Bortolo, a construção da identidade profissional dos servidores da educação da capital é resultado de luta do sindicato e dos gestores da SME. “Cuiabá foi a primeira capital a ingressar na profissionalização. Hoje a capital exporta esse modelo de capacitação para outros estados e municípios. Em 2004, trouxemos os técnicos para a Lei Orgânica do Município. Em 2010, conseguimos conquistas ainda maiores. Fechamos 2011 com um processo bastante positivo”.

Durante a cerimônia, a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Tércia Martins, citou dados da produção de alimentos e da fome no mundo e no Brasil, além das políticas implementadas nesse segmento em outros municípios. “À frente do Conselho, sei que a alimentação escolar em Cuiabá realmente acontece e foge de estatísticas como desperdício por falta de armazenamento adequado, por exemplo. São vocês que conduzem a alimentação dos nossos alunos no cotidiano escolar e colaboram para que ofereçamos esse serviço com qualidade”.

Expectativa

A primeira dama do município, Norma Sueli Galindo, também prestigiou o evento e destacou a importância dos TNEs na condução da educação municipal. “Vocês são especiais. Aceitem o meu carinho e o meu respeito. Desejo que vocês possam se tornar multiplicadores do trabalho que realizam, pois o futuro das nossas crianças também depende de vocês”, agradeceu.

Compromisso

A TNE Iolanda Boldrin da Costa Oliveira, 38 anos, desempenha a função há 10 anos, mas somente este ano passou a atuar na rede de ensino de Cuiabá. Segundo ela, é expressiva a seriedade com que a alimentação é conduzida no município. “Nós somos a ponte entre a escola e a equipe da secretaria, pois temos contato direto com as crianças. Somos ouvidos e atendidos em nossas reclamações e solicitações”, disse.

De acordo com a funcionária, o curso de formação auxilia nas ações do cotidiano na escola, como a confecção da quantidade certa do alimento para evitar o desperdício, além da importância da relação com os alunos. “Depois das formações por que tenho passado, aprendi que a criança deve ser respeitada como criança. Além disso, também somos responsáveis para que elas tenham uma alimentação mais saudável”.

O filho de Iolanda, Eduardo Boldrin da Costa, 21 anos, também é TNE da rede estadual de ensino e, por influência da mãe, também participou da formação. “O que considerei mais interessante no curso foi a valorização da nossa atuação dentro da escola. Agora vejo nossa função como parte da relação escola/aluno em pareceria com os professores e gestores pois, muitas vezes, na escola, por ocupar essa função, nos sentimos menos importante”, ponderou.

Também participaram do evento o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga, a diretora de ensino, Elenir Honório do Amaral, o coordenador de formação, José Ferraz de Araújo, coordenador de desenvolvimento de pessoas, Gilmon Ferreira de Araújo, e os vereadores Néviton Fagundes, Paulo Borges e Adevair Cabral.

Após a cerimônia, foi oferecido aos 480 TNEs do município um jantar dançante.

Mais informações: (65) 3645-6578.