/

27 de Abril de 2012 14h57

Técnicos em Desenvolvimento Infantil de Cuiabá participam de curso de formação

27/04/2012

Giovania Teixeira Duarte - (65) 3645-6578


Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs) da rede municipal de ensino da capital que auxiliam alunos com deficiência participam, nesta sexta-feira, de uma formação para ampliar as informações sobre essa clientela. O curso é proferido na Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feiccs).

Segundo a líder de equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rejane Léa Magalhães, no curso são trabalhados diversos tipos e características de deficiências. “A função desses profissionais é colaborar com o professor do ensino regular e apoiá-lo no que se refere à alimentação, higiene e locomoção dos alunos que apresentam algum tipo de limitação. Também é importante lembrar que o trabalho pedagógico é atribuição do docente”.

Entre as deficiências atendidas pelas escolas da rede municipal de ensino estão a física, visual, auditiva, intelectual, transtornos globais no desenvolvimento.

A rede de ensino de Cuiabá atende hoje 768 alunos na Educação Especial. Desses, 309 recebem Atendimento Educacional Especializado, em 43 salas multifuncionais.

As salas multifuncionais são espaços educativos que oportunizam ao estudante com deficiência freqüentar as aulas no ensino regular num turno e, no horário oposto, desenvolver atividades específicas às suas necessidades.