/

20 de Agosto de 2013 11h15

Técnicas de nutrição escolar da rede municipal recebem curso de formação

20/08/2013

Rosane Brandão

As 640 Técnicas de Nutrição Escolar (TNEs) responsáveis pelo preparo da alimentação escolar nas escolas e creches da rede municipal de Cuiabá participam esta semana (de 19 a 22) de um curso de formação nutricional.

O curso está sendo ministrado pela equipe da coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, no auditório Maestro China, na sede da secretaria.

As técnicas estão recebendo orientações de como preparar e distribuir os alimentos; noções básicas de higiene; como armazenar os alimentos; patologias nutricionais; informações sobre as normas e leis que regem a alimentação escolar, entre outras orientações.

Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, nutricionista Mônica Rosa da Silva, o objetivo do curso é dar subsídio para a confecção de cardápios com qualidade, garantindo a segurança alimentar e nutricional dos alunos que frequentam as unidades escolares do Município.

A nutricionista ressalta, no entanto, que o trabalho das profissionais não se restringe à preparação dos alimentos.

“O papel delas é também orientar os alunos a ter uma alimentação saudável, principalmente evitar ingerir alimentos industrializados, como os salgadinhos que têm alto teor de sódio e gordura e não traz nenhum benefício à saúde”.

O curso está sendo ministrado no contraturno escolar das TNEs e as turmas são divididas por regional.

Na segunda-feira (19) participaram do curso as Técnicas de Nutrição Escolar das escolas da regional sul. Na terça-feira (20), farão o curso as profissionais da regional Norte, na quarta-feira (21) da regional leste e na quinta-feira (22), das creches municipais. Na sexta-feira (23) o curso será para as técnicas das escolas da regional oeste.

Diariamente são servidas nas unidades escolares da rede municipal de Cuiabá pelo menos 68 mil refeições para atender quase 48 mil alunos.

Conforme a nutricionista Mônica Rosa da Silva, as boas práticas de alimentação escolar desenvolvida na rede municipal têm dado resultados positivos para o Município, que foi finalista da 10ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. O resultado final do prêmio será divulgado em outubro e a cerimônia de premiação será realizada no mês de novembro, em Brasília.

O prêmio é uma atividade do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero, que busca dar visibilidade às prefeituras que realizam uma gestão criativa, inovadora e eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), criado pelo Governo Federal.