Educação /

21 de Dezembro de 2012 12h45

Tablet é nova ferramenta pedagógica para alunos e educadores da rede pública de ensino de Cuiabá

21/12/2012

Giovania Teixeira Duarte-(65) 3645-6578

“A minha alegria é muito grande por deixar esse legado, enquanto cidadão, para a educação do município”. Foi com essa declaração que o prefeito da capital, Francisco Galindo, entregou hoje (21-12) pela manhã aparelhos de tablets a alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de 16 escolas da rede municipal de Cuiabá.

A iniciativa é resultado do projeto “Tablet, o Mundo em suas Mãos”, implementado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a finalidade de incluir as novas tecnologias no cotidiano da escola e, conseqüentemente, melhorar a qualidade do ensino ofertado.

Nesta etapa, o equipamento foi entregue a um aluno representante de cada unidade de ensino. Os demais, cerca de 5.700 estudantes, serão contemplados no início do ano letivo de 2013. A intenção é que o projeto seja estendido a todos os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando 22 mil beneficiados.

Durante a cerimônia, o prefeito observou que a tecnologia é um ‘caminho sem volta’ e que a escola não pode ser excluída desse cenário. “Esse projeto nasceu da importância e atenção que atribuímos à educação e à necessidade de trazer para a realidade escolar equipamentos e inovações voltadas ao aprendizado por meio novas fermentas tecnológicas”.

Galindo destacou ainda que a atual geração nasceu em pleno advento da tecnologia e que a escola é mais um espaço para esse aprendizado. “Esse é um avanço espetacular para a educação do município e temos certeza que nossos mestres acompanharão essa evolução com a mesma sabedoria e vontade de sempre. Com isso, oferecemos aos nossos estudantes oportunidades iguais na vida”, concluiu.

Na oportunidade, o secretário municipal de educação, Silvio Fidélis, agradeceu aos profissionais da educação e aos alunos presentes e lembrou que a idealização e concretização do Tablet é um mérito do prefeito, que amplia o horizonte dos educadores e alunos e acena com novas possibilidades pedagógicas.

“Iniciamos uma nova era na rede municipal de ensino com essa ferramenta para melhorarmos ainda mais a qualidade de ensino que oferecemos. Estamos deixando esse projeto estruturado e organizado para que os futuros gestores dêem continuidade”, declarou.

O secretário destacou ainda outros investimentos feitos da educação pública da capital. “Oferecemos qualificação profissional aos nossos servidores, melhoramos a infraestrutura das escolas com a reforma e construção de novas unidades, adquirimos lousas digitais que serão instaladas nas escolas, além da climatização de todas as unidades de ensino da rede”.

“Hoje podemos dizer que estamos fazendo uma história em que destaco a participação do prefeito, pois foi ele que nos impulsionou com a sua visão de futuro”, afirmou o diretor de Gestão educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, durante a cerimônia.

Segundo Melo, a nova ferramenta possibilitará uma maior interação entre alunos e professores na busca constante pelo conhecimento. “Isso provocará um impacto na cidadania individual, mas, acima de tudo, coletiva, que é o objetivo da educação”.

Na avaliação da diretora da escola municipal Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel, o tablet será uma inovação para os estudantes já que, segundo ela, a sala de aula está ficando obsoleta e sem atrativos. “O uso dessa tecnologia será um facilitador a mais no processo de aprendizagem. Não só para o aluno, mas para o professor também”.

O aluno que representou a unidade de ensino, Brayan Silva, agradeceu ao prefeito e ao secretário de educação pelo equipamento que, por meio dele, será possível vislumbrar o mundo. “Esse é um momento revolucionário para todos nós alunos”, disse.