/

13 de Novembro de 2012 12h24

SUGESTÃO DE PAUTA: Escolas municipais realizam encontro de dança no Parque Mãe Bonifácia

13/11/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 3645-6578


As escolas da rede de ensino da capital, grupos de danças de outros municípios e entidades filantrópicas participam amanhã (14-11), às 16h, do 11º Encontro Inter Escolar de Dança e Cultural da Cidade Educadora, o EIDANCCE, no Parque Mãe Bonifácia.

A abertura do evento será realizada pela Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Mato Grosso (Instituto Ciranda), projeto que recebeu apoio do Criança Esperança, iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO.

Na programação também estão programadas apresentações de danças que valorizaram a cultura regional e africana, o rasqueado cuiabano, o siriri, o maculelê e a capoeira.

O encontro é organizado pela escola municipal Marechal Cândido Rondon, no bairro Alvorada, e nasceu a partir das discussões nas unidades de ensino da rede sobre a Lei 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão nos currículos escolas, de todos os níveis de ensino, de temas relacionados à história da África e da população afro-brasileira.

 “Na escola Marechal Rondon trabalho com um grupo de alunos, denominado ‘Beleza tem Raiz’, desde o ano da implementação da lei. De lá pra cá, já trabalhamos diversas manifestações históricas e culturais da região, que culminaram em danças típicas locais”, explica idealizadora do projeto, professora Sueli Xavier.